BMW faz investimento bilionário nos Estado Unidos para a construção de carros elétricos

João Gabriel Rodrigues Por João Gabriel Rodrigues
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O grupo BMW anunciou nesta quarta-feira (19), que planeja investir 1,7 bilhões de dólares (R$8,8 bilhões) em suas operações nos Estados Unidos, para a construção de veículos elétricos e baterias.

Esse investimento será divido em duas partes. O valor de US$1 bilhão, será designado para a preparação da produção de veículos elétricos na sua fábrica em Spartanburg, Carolina do Sul, e o restante que é equivalente a US$700 milhões, será direcionado para a nova instalação de montagem de baterias de alta tensão, localizada nas proximidades de Woodruff.

A BMW tem como meta produzir pelo menos seis modelos de carros totalmente elétricos até 2030 nos Estados Unidos. Hoje, a fábrica localizada em Spartanburg, onde maior parte do dinheiro foi investido, está produzindo SUVs BMW dos modelos “X”, e unidades de bateria de íons de lítio para seus veículos elétricos híbridos. A produção da nova eletricidade híbrida nomeada de BMW XM A, tem previsão de começar ainda este ano.


BMW iX (Foto: Reprodução/AutoEsporte)


“No futuro, também será um dos principais impulsionadores de nossa estratégia de eletrificação e produziremos pelo menos seis modelos BMW X totalmente elétricos até 2030”, disse o presidente da BMW, Oliver Zipse.

Na quarta-feira, juntamente com o anúncio das produções dos carros elétricos, a montadora alemã anunciou também, um acordo para comprar células de bateria da Envision AESC, empresa japonesa, que construirá uma nova fábrica na Carolina do Sul, para abastecer as fábricas da BMW. A instalação da Envision AESC deverá ter uma capacidade de produção anual de 30GWh.

A BMW já anunciou o estabelecimento de mais quatro fábricas de células de bateria na Europa e na China, visando atender a sua demanda por células de bateria de próxima geração.

As montadoras estão enfrentando diretrizes mais rígidas sobre fornecimento, que fazem parte da Lei de Redução da Inflação e o Acordo EUA-México-Canadá, anteriormente conhecido como Acordo de Livre Comércio da América do Norte. Ambas as políticas aumentaram os requisitos para autopeças e materiais de origem nacional, para evitar tarifas ou se qualificar para incentivos financeiros.

 

Foto destaque: Logo BMW (Reprodução/Metrópoles)

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