Após o silêncio durante a campanha, a cantora Anitta, surgiu horas antes de começar a votação do segundo turno das eleições no Brasil, em suas redes sociais, com postagens reflexivas sobre a situação eleitoral do país, no início da madrugada deste domingo (30).
A cantora publicou em seu perfil no Twitter sobre o voto e a escolha pelo candidato à presidência do Brasil, mas foi criticada por internautas e fãs que seguem a artista, invalidando a opinião de Anitta como conteúdo “desnecessário” em relação às votações eleitorais.
Depois de ficar um período em pouco menos ativa sobre o assunto, a artista deu início a uma sequência de tuites, onde questiona as pesquisas eleitorais comparando-as com o voto ser secreto. “Se o voto é secreto protegido pela lei. Por que será que as pesquisas de voto são permitidas pela lei? Não parece um pouco ambíguo? Bom refletir sobre”, postou.
Logo após, os seguidores responderam o questionamento da cantora, argumentando seu posicionamento ser uma falsa equivalência, justificando que as pesquisas eleitorais são muito importantes para o processo democrático com o argumento de que os eleitores tem total direito de ter uma noção de suas escolhas e o rumo que está sendo tomado no decorrer das eleições.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Se o voto é secreto protegido pela lei. Por que será que as pesquisas de voto são permitidas pela lei? Não parece um pouco ambíguo? Bom refletir sobre.</p>— Anitta (@Anitta) <a href=”https://twitter.com/Anitta/status/1586559364739088384?ref_src=twsrc%5Etfw”>October 30, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Em seguida, o nome de Anitta ocupou o primeiro lugar nos “Trending Topics” do Twitter. Apesar das críticas a cantora continuou com os tuites e acrescentou um discurso sobre igualdade e união.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Tolerância. Somos todos um. LGBTQ, pretos, candomblecistas, pobres, mulheres, ricos, cristãos, católicos… um mesmo povo que deve se amar, se respeitar, se ajudar se compreender. Todos merecemos pertencer. Que o medo não vença. Que o povo vença. O povo unido jamais será vencido</p>— Anitta (@Anitta) <a href=”https://twitter.com/Anitta/status/1586562500916543488?ref_src=twsrc%5Etfw”>October 30, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
A artista se dirigiu aos eleitores que não sabiam em quem votar, ou que não entendiam sobre política, que independente disso, devem votar de acordo com a sua própria opinião e não por indicação de outros, sugerindo que imaginassem os candidatos como pais e como seriam tratados por cada um deles.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Na dúvida de quem votar, se você ainda não conseguiu entender muito bem sobre política e como tudo funciona eu tenho uma sugestão que pode ser simples. O primeiro passo é ter a própria opinião, ter suas próprias ideias é liberdade, e liberdade é democracia. Não vote só pq alguém</p>— Anitta (@Anitta) <a href=”https://twitter.com/Anitta/status/1586567612955336704?ref_src=twsrc%5Etfw”>October 30, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Anitta finalizou a sequência de postagens com a seguinte mensagem: “Às vezes a resposta está bem pertinho da gente e a gente se perde no meio com tanta coisa que escutamos e tantos nervos aflorados. Boa noite”.
Neste turno, Anitta não citou seu voto abertamente, diferente do primeiro turno, onde declarou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Antes de se apresentar no Lollapalooza Paris deste ano, Anitta posa para foto fazendo a letra ‘L’ com a mão (Foto: Reproduçao/Instagram)
O influenciador Felipe Neto, comentou a primeira publicação de Anitta questionando as pesquisas eleitorais com ontos de interrogação e brincou: “Amiga, depois do Zolpidem tem que sair do celular”, com referência ao um medicamento que causa alucinações.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”qam” dir=”ltr”>???</p>— Felipe Neto (@felipeneto) <a href=”https://twitter.com/felipeneto/status/1586559645589639168?ref_src=twsrc%5Etfw”>October 30, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Amiga, dps do Zolpidem tem q sair do cel</p>— Felipe Neto (@felipeneto) <a href=”https://twitter.com/felipeneto/status/1586568958735519744?ref_src=twsrc%5Etfw”>October 30, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Algumas páginas de fãs da artista também falaram sobre as publicações:
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>A gente sabe que a Anitta nunca apoiaria o Bolsonaro, o problema é que ela SEMPRE inventa essas reflexões malucas no dia dos problemas. Ela teve 1 mês falar e resolveu dar uma de testemunha de Jeová no ÚLTIMO DIA.</p>— DG (@Bolniter) <a href=”https://twitter.com/Bolniter/status/1586572633499471872?ref_src=twsrc%5Etfw”>October 30, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Amor, isso não é sobre quem te criar ou dividir a mesma opinião que você. Por isso o Bolsonaro governa hoje e tem pessoas tão ruins quanto ele. É sobre olhar pro PRÓXIMO e ver como o cara tá prejudicando a gente (pobre) e o país (pra quem assume isso sem orgulho). É coletivo.</p>— Extensão Anitta (@ExtensaoAnitta) <a href=”https://twitter.com/ExtensaoAnitta/status/1586568784416055296?ref_src=twsrc%5Etfw”>October 30, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Outros defenderam a cantora, destacando que ela usa de uma linguagem simples para alcançar o eleitorado indeciso e que não entendem sobre política, a fim de reverter os votos brancos e nulos:
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Estratégia para atrair atenção e fazer a campanha. Ela levou as pessoas a olharem o futuro presidente como uma figura paterna. Quem ia querer o Bolsonaro como pai? Ninguém, um ser agressivo, racista e homofóbico!</p>— Sacramento (@dos_sacramen1) <a href=”https://twitter.com/dos_sacramen1/status/1586572413705359360?ref_src=twsrc%5Etfw”>October 30, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Ainda neste domingo, os fãs notaram que Anitta, após voltar às redes socias, começou a seguir Janjar, a esposa de Lula, no Instagram.