Eleito para um terceiro mandato inédito com 50,9% dos votos válidos, o futuro presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva (PT) viaja hoje (08) à noite para Brasília, para dar início ao processo de transição de governo. Na quarta-feira (09), o presidente eleito fará uma série de reuniões.
Lula se encontrará com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara dos Deputados, senador Arthur Lira (PP-AL) e com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) viajou pela manhã (09) e deve anunciar alguns dos nomes que integrarão a equipe de transição.
Vale lembrar que, para que a transição ocorra, é necessário um esforço de ambas as partes, ou seja da equipe do presidente eleito e dos representantes do presidente atual. Na última quinta-feira (03) Alckmin se encontrou com Jair Bolsonaro. Segundo o vice de Lula, o encontro foi positivo:
“Foi positivo, o presidente convidou para que fossemos até o seu gabinete e reiterou o que disse o ministro Ciro Nogueira e o ministro General Ramos da disposição do Governo Federal de prestar todas as informações e colaborações para que se tenha uma transição pautada pelo interesse público.”
(Foto: REUTERS/Adriano Machado)
Desde o domingo (30) de eleições até hoje (08), Bolsonaro permaneceu bastante recluso. Foram necessárias mais de 48 horas desde o resultado da votação até que o atual presidente viesse a público se pronunciar. Após o discurso, o candidato derrotado permaneceu em seu “cercadinho”, recebendo poucas visitas.
Lula, por outro lado, além dos compromissos de transição em Brasília, viajará na próxima semana para o Egito. O presidente eleito foi convidado para a Conferência climática COP-27, que ocorre nos dias 16 e 17 em Sharm El Sheik. O convite foi feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo presidente Egípcio Abdul Khalil El-Sisi.
Foto Destaque: Diego Radames/SOPA images.