Por fraude fiscal na Espanha, Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira, é condenado a um ano de prisão
Apesar de condenado pela Justiça da Espanha nesta quarta-feira (9) por fraude fiscal, pelo período de um ano de prisão, o técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, dificilmente vai ser preso. O italiano foi condenado por não ter pago impostos relacionados aos direitos de imagem recebidos em 2014, quando ainda era técnico do Real Madrid. […]
Apesar de condenado pela Justiça da Espanha nesta quarta-feira (9) por fraude fiscal, pelo período de um ano de prisão, o técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, dificilmente vai ser preso.
O italiano foi condenado por não ter pago impostos relacionados aos direitos de imagem recebidos em 2014, quando ainda era técnico do Real Madrid. De acordo com a sentença expedida pela 30ª Seção de Audiência Provincial de Madri, à qual o g1 teve acesso, Ancelotti foi absolvido em caso parecido no ano de 2015.
Carlo Ancelotti é condenado na Espanha por fraude fiscal (Foto: reprodução/Instagram/@mrancelotti)
Explicando a condenação
Tal condenação a Carlo Ancelotti foi seguida de uma multa no valor de 386 mil euros (o equivalente a R$ 2,5 milhões) à Receita Federal espanhola. Essa quantia é menos da metade do que o treinador da Seleção Brasileira ganha. O salário de Ancelotti à frente da seleção é de 10 milhões de euros por ano, o que se aproxima de R$ 5,3 milhões mensais na cotação atual.
Assim como Neymar, Cristiano Ronaldo, Messi e Shakira, Carlo Ancelotti é mais uma figura pública a estar na mira do fisco espanhol, que é rígido em relação a impostos.
De acordo com a legislação espanhola, sentenças inferiores a dois anos por crimes não violentos, raramente estabelece que réus que não possuam antecedentes tenham a necessidade de cumprir pena em regime fechado. Desta forma, Carlo Ancelotti, por não ter antecedentes, sua pena não implicaria em prisão obrigatória.
O italiano se declarou inocente em julgamento executado em abril. A acusação do Ministério Público espanhol é de que Ancelotti sonegou pouco mais de um milhão de euros em um período de dois anos, tendo pedido à justiçauma sentença de quatro anos e nove meses de prisão.
Ministério Público espanhol pediu uma sentença de quatro anos e nove meses de prisão (Foto: reprodução/Instagram/@portalg1)
O que diz Carlo Ancelotti
O técnico não se manifestou sobre a condenação até o encerramento desta matéria. A assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi procurada pelo g1 e a resposta foi que o caso está sendo acompanhado pela CBF, e que o processo é conduzido pelo staff pessoal de Carlo Ancelotti.
Ancelotti assumiu o comando técnico da Seleção Brasileira em maio, e foi treinador do Real Madrid no período entre 2013 e 2015, e entre 2021 e maio de 2025.
