De acordo com os dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil voltou a registrar mais de 6 mil casos de contaminação por coronavírus em 24 horas. No total, entre este último sábado (10) e domingo (11), foram registrados 6.777 infectados e, também, sete mortes em decorrência da doença.
Os dados disponibilizados pelo Conass revelaram ainda que a média móvel de casos de Covid-19 na última semana no país é de 29.776. A média de óbitos, por outro lado, alcançou a faixa dos 90. O número de casos vem, há algumas semanas, crescendo, uma crescente já alertada por especialistas da área da saúde.
Até o momento, segundo o documento, foram mais de 35 milhões infectados pelo coronavírus, aproximadamente 34,3 milhões de pessoas se recuperaram dele e pouco mais de 500 mil ainda estão em acompanhamento. Além disso, desde o início da pandemia do coronavírus no Brasil, em março de 2020, foram acumulados quase 700 mil óbitos pela doença – 690.754, no total.
No país, os estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná lideram com as maiores quantidades de casos por Covid-19. São Paulo e Minas Gerais, junto ao Rio de Janeiro, também acumulam os maiores números de óbitos.
Homem fazendo um teste de Covid-19 (Reprodução/Neurolife)
Testes positivos
Durante o último mês de novembro, farmácias e laboratórios particulares em todo o país registraram um aumento nos testes positivos para Covid-19. Assim, a crescente de casos se tornou um dos indícios do que os epidemiologistas classificam como “alerta” para uma possível nova onda de casos no país.
O aumento de casos, comprovado por um levantamento do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) em novembro, foi registrado principalmente no Sudeste e Centro-Oeste no Brasil, com ênfase para São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso.
Foto destaque: Coronavírus (Reprodução/Universidade de Bergen)