Criança que estava se engasgando é salva por soldado da PM

Sara Corrêa Por Sara Corrêa
5 min de leitura

Um soldado da Polícia Militar do Amapá, Romel Nascimento, salvou a vida de uma criança que estava se engasgando com um bombom, em uma loja na capital do estado.

Tudo aconteceu na segunda-feira (20), quando o policial, que estava se folga, caminhava no Centro da cidade e viu as pessoas em frente do estabelecimento em que a criança estava, com toda a movimentação ele foi ver o que estava acontecendo. Mesmo ainda do lado de fora da loja ele viu que as pessoas ficaram nervosas e tentavam ajudar uma criança.

O soldado Nascimento entrou na loja e aplicou a manobra de Heimlich para salvar o menino, e em menos de 30 segundos ele fez com que a criança expelisse o doce.

“Eu vi a criança sufocando, vi o desespero da mãe. Entrei e percebi que estava sufocando com um bombom, nesse momento eu peguei a criança dos braços da mãe dele e fiz a manobra, e graças a Deus consegui desobstruir a via aérea da criança. Vi a criança respirar novamente. O policial militar sai todo dia de casa, deixa a família pra cuidar das famílias de pessoas desconhecidas, então todo dia a gente sai com essa função de cuidar do próximo. Sensação de alívio e dever cumprido”, afirmou o policial.


Soldado Romel Nascimento. (Foto: Reprodução/G1)


O soldado Romel Nascimento se formou em história na Universidade Federal do Amapá (Unifap), e em 2019, entrou no quadro da PM.

Romel está lotado no 6º Batalhão, e o comandante garantiu que a ação dele será reconhecida. “Ações como essas que nosso companheiro demonstrou salvando a vida dessa criança só enaltecem a nossa função que é servir e proteger, mesmo pondo em risco as nossas vidas e com certeza vai ter medalha para abrilhantar e incentivar nosso companheiro na carreira militar”, declarou Ademar Leite, comandante do 6º BPM.


Comandante do 6º BPM, Ademar Leite e o soldado Nascimento. (Foto: Reprodução/G1)


Segundo o soldado, ele saiu da loja logo após salvar o menino, e não deu tempo de conhecê-lo melhor e ainda não o reencontrou, mas tem vontade. E ele ainda afirma que é muito gratificante só saber que ele está bem.

Em um processo de engasgo é muito importante ter o conhecimento de técnicas de primeiros socorros como a Manobra de Heimlich, que pode ser aplicada em crianças e adultos. Porém, o procedimento é aplicado de formas diferentes para determinadas faixas etárias.

No caso que aconteceu no Amapá, a criança tem 6 anos, e a manobra é feita da segunda forma:

  1. Se a criança for pequena, ajoelhe atrás dela e abrace por trás. O ideal é apoiar ela contra o seu tronco.
  2. É necessário observar a região entre o umbigo e região de baixo do tórax
  3. Colocar a mão acima do umbigo e virar o nosso dedo polegar contra o tórax. Fazer o movimento para baixo e para cima que lembra a letra J. O objetivo é comprimir o diafragma para ajudar a criança a expelir o corpo estranho.
  4. Se for adulto, pode-se fazer o mesmo procedimento com ele em pé. Se posicione atrás dessa pessoa e faça o mesmo movimento. Coloque a sua mão acima do umbigo e vire o seu polegar contra o tórax. Fazer o movimento para baixo e para cima que lembra a letra J. Tente realmente expelir o corpo estranho da via aérea dessa pessoa.

Aqui no Brasil existe a Lei Lucas, que tem esse nome em memória de um menino que morreu engasgado em um passeio escolar. Ela entrou em vigor em 2018 e prevê a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos públicos e privados de educação básica e de recreação infantil.

Foto destaque: Soldado Romel Nascimento salvando a criança. Reprodução/G1.

Deixe um comentário

Deixe um comentário