O que se sabe até agora sobre o estado de saúde do Rei Pelé

Maria Luiza da Silva Por Maria Luiza da Silva
3 min de leitura

Conhecido mundialmente como o Rei do Futebol, ex-futebolista craque da Seleção Brasileira e do Santos, Pelé está internado em São Paulo, no Hospital Israelita Albert Einstein, desde o dia 29 do mês passado (novembro) com, segundo o próprio hospital, uma infecção respiratória e também para reavaliar o tratamento quimioterápico para câncer de cólon diagnosticado em setembro de 2021. 

O tricampeão mundial de 82 anos recebe tratamento médico regularmente desde que removeu um tumor do cólon no final do ano passado (2021), recentemente os médicos afirmaram que o câncer teria avançando, requerendo cuidados ligados a disfunções renais e cardíacas. 

Desde 2012 o Rei já teria passado por muitas intervenções e operações, sendo a primeira delas em novembro daquele ano, para colocar uma prótese na junção do fêmur com a pelve. Segundo a Conmebol, a Confederação Sul-Americana de Futebol, uma segunda cirurgia teria sido feita em Nova York para corrigir um deslocamento na peça.


Pelé, tricampeão mundial, está internado a quase um mês em São Paulo. (Foto: Reprodução/Pelé)


Ao final de 2014 o craque teria passado por uma nova cirurgia para remoção de cálculos renais, sendo internado novamente em novembro do mesmo ano para tratar de uma infecção urinária. No ano seguinte (2015) ele passou por uma cirurgia de próstata e em 2016, às vésperas das Olimpíadas do Rio, relatou mudanças em seu quadro de saúde, o que o impediu de comparecer à cerimônia de abertura dos jogos. 

Três anos atrás, em 2019, o problema nos rins teria retornado e Pelé precisou ser operado novamente. Atualmente o ex-atacante se encontra em cuidados paliativos, que consiste em dar mais conforto ao paciente e reduzir as dores causadas pela enfermidade, e não tem previsão de alta, nesse processo ele tem contado com sua família, seus filhos passaram o Natal no hospital, prestando suporte ao pai. 

O mineiro natural de Três Corações, coleciona recordes e uma legião de fãs que tem se reunido em frente ao hospital e no museu de Pelé, em Santos, torcendo pela recuperação de uma das maiores lendas do esporte. Futebolistas, companheiros em campo ou aqueles que cresceram assistindo ao Rei, também prestaram homenagens e seus desejos de melhoras para o craque. 

Foto Destaque: O estado de saúde de Pelé, craque da Seleção e do Santos. Reprodução/Pelé

Deixe um comentário

Deixe um comentário