Na manhã desta segunda-feira (02), o Palácio do Planalto atualizou a foto do ex presidente, Jair Bolsonaro (PL), o procedimento é comum de acontecer após a posse do novo presidente. A imagem antes colorida, foi substituída por um preto e branco como as dos demais ex-presidentes. A nova imagem colorida do atual presidente que assumiu na data de ontem (01/01), pela terceira vez, ainda não teve a fotografia incluída aos demais. As fotos ficam no térreo do Planalto.
A troca da imagem é um procedimento comum. O atual presidente é o único que possui sua imagem colorida na galeria. Lula está entre as fotos, porém com um preto e branco que corresponde aos seus mandatos anteriores (2003-2006 e 2007-2010). No último domingo (1º) dia da posse de Lula, a foto colorida de Jair Bolsonaro ainda estava no local.
Galeria de fotos do Planalto. (Foto: Reprodução/UOL)
A posse do atual presidente foi marcada pela imensidão de pessoas que acompanharam a cerimônia. O local reuniu em torno de 170 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes, em Brasília, a estimativa foi divulgada pelo Poder360. O número é inferior ao que o PT estimava, que seria em torno de 300 mil pessoas. Porém, superou a primeira posse de Lula e aos apoiadores do ex presidente Jair Bolsonaro que o acompanhou durante o 7 de setembro de 2022.
O Poder360 analisou diversos ângulos do evento de posse e a concentração do grande público. A estimativa utilizou dados usados na metragem feita pela Defesa Civil de Brasília na 1ª posse de Lula, em 2003. A metodologia utilizada em 01 de janeiro de 2023 para a posse de Lula foi a mesma usada, em 07 de setembro de 2022, no evento de Bolsonaro. Porém é difícil finalizar precisamente os dados, pois o público em geral que frequentaram os dois eventos eram flutuantes.
Foto Destaque: Jair Bolsonaro. Reprodução/Instagram