Após uma semana dos ataques bolsonaristas às sedes dos Três Poderes, a TV Globo exibiu no programa Fantástico, neste domingo (15), uma cronologia desde a chegada dos golpistas em Brasília até o momento dos ataques. Mostrou também alguns locais que foram destruídos e itens roubados. Durante a exibição do programa, a primeira-dama, Janja Lula da Silva, contou que assim que chegou ao local, deu falta de um presente que havia acabado de receber.
“Roubaram daqui um conjunto de prata que eu ganhei de uma embaixada; tinha acabado de receber. Estava aqui em cima da minha mesa sexta-feira e levaram. Então, eles não foram só vândalos, não. Eles são ladrões”, contou Janja.
Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial da Presidência da República, participou da matéria e contou também que teve todo o equipamento de trabalho roubado durante os ataques. “Levaram minha máquina fotográfica, cartões que eu tinha de memória, lentes, drones. E chamou atenção que eles abriram os computadores e levaram os HDs”, revelou Ricardo.
Ataques em Brasília. (Foto: Reprodução/Instagram)
Relembre o ataque:
No dia 08 de janeiro, centenas de bolsonaristas, invadiram a Praça dos Três Poderes, os prédios do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal. Depredaram patrimônio público e roubaram alguns itens que estavam nos locais, incluído a cópia do livro da Constituição e obras de arte. Muitos golpistas se acamparam em Brasília durante dois meses e outros chegaram na véspera dos ataques, os bolsonaristas saíram de diversas cidades do país com o intuito de participar do ataque. A mobilização aconteceu por meio das redes sociais.
Os acampamentos tinham uma superestrutura com banheiro químico, comida e até uma espécie de igreja. O local foi desmontado pela Polícia Militar do Distrito Federal e pelo Exército logo após o atentado. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mais de 1,4 mil bolsonaristas foram presos após os ataques.
Foto Destaque: Janja. Reprodução/Instagram