Consulado brasileiro na Turquia recebe novos pedidos de repatriação para o Brasil

Luísa Giraldo Por Luísa Giraldo
2 min de leitura

Pelo menos cinco famílias fizeram novos pedidos de repatriação ao Consulado do Brasil na Turquia após os terremotos que devastaram o país na última semana. Até o momento, cerca de 15 pessoas estão na lista do consulado à espera de uma resposta do governo brasileiro.

Segundo uma reportagem feita pela Band, pelo menos cinco crianças fazem parte do grupo. Como representantes dessas famílias, seis cidadãos procuraram por informações sobre a possibilidade de voltarem ao Brasil em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB), previsto para depois do Carnaval.

Ainda não há, no entanto, garantia de que mais pessoas possam ser repatriadas pelo Brasil. Isso porque não há apenas brasileiros no grupo, mas também estrangeiros turcos entre os familiares. Além disso, segundo a FAB, não há uma data definida para que a aeronave Airbus A330 seja enviada de volta à Turquia.

A Força Aérea deve buscar, na próxima semana, a delegação brasileira deixada em solo turco em uma missão humanitária com a previsão de duração de 15 dias. Aproximadamente 50 pessoas fazem parte do grupo.

Ao todo, a aeronave trouxe, no último domingo (12), 17 pessoas ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, sendo 9 brasileiros, 3 sírios, 2 colombianos, 2 turcos e 1 egípcio com nacionalidade brasileira.

Segundo uma nota do Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro tomou as “providências logísticas e diplomáticas” para repatriar os brasileiros e seus familiares afetados. Até então, o número de mortos causado pelo terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a Turquia e a Síria ultrapassou a marca dos 24 mil.

Foto destaque: Fotografia de uma cidadã repatriada dorme ao lado de filho em voo da FAB (Reprodução/Band)

Deixe um comentário

Deixe um comentário