As ações americanas terminaram a segunda-feira (1) com pouca alteração, com o foco dos investidores voltados em vender os ativos da First Republic Bank e se preparando para um novo aumento na taxa de juros pela Federal Reserve no decorrer desta semana. A expectativa é que os juros tenham aumento em sua taxe base em mais de 25 pontos base na quarta-feira.
“Os preços de mercado estão agora em linha com a visão da nossa equipe de que o Fed realizará mais um aumento de 25 pontos-base e interromperá o ciclo logo em seguida” disseram os analistas do Morgan Stanley, que opera nos pregões de Nova York.
O KBW, índice bancário regional, teve uma leve queda na segunda-feira, enquanto as ações da JP Morgan Chase subiram, após a JP vencer o leilão do First Republic.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>The 3 bank failures since March 2023 held more assets than all the banks that failed during the 2008 financial crisis (even after adjusting for inflation) <br><br>“But this time it’s different!”<br><br>Nah. It’s the same.<br><br>Ht WSB u/TonyLiberty <a href=”https://t.co/WWtKjcebC2″>pic.twitter.com/WWtKjcebC2</a></p>— Wall Street Silver (@WallStreetSilv) <a href=”https://twitter.com/WallStreetSilv/status/1653189642420727808?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 2, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Comparação dos prejuízos na quebra de bancos dos EUA. (Reoridução:Twitter/@wallstreetsilv)
Em Wall Street, índices de ações futuras fecharam no negativo, porém a variação foi mínima. O S&P 500 apresentou retração de 0,04%, Dow Jones caiu 0,15%, e Nasdaq fechou com queda de 0,12%.
O Dollar Index (DXY) se manteve pressionado durante o dia e apresentou crescimento de 0,4%, com 102,1 pontos.
Entre terça-feira e quarta-feira, deve acontecer a próxima reunião da Federal Reserve, por isso, os investidores negociaram em compasso de espera. Além disso, o mercado está no aguardo do discurso de Jerome Powell, presidente da autoridade monetária.
No Brasil, a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) caracteriza a “super quarta”, de decisões de vários BC´s no mundo todo.
“Esperamos que esta seja a última parte da crise bancária, mas algo mais pode surgir em algum momento” disse o estrategista sênior de portifólio da Ingralls & Snyder, Tim Ghriskey.
As empresas brasileiras que são negociadas nos pregões de Nova York, a Vale (VALE3) e a Petrobras (PETR4) também fecharam o com retrocessos, com queda de 1,4% e 1%, respectivamente.
Foto destaque: Pregão de Nova York. Reprodução: Valor.Globo/ Richard Drew/ AP