Neste sábado (06), acontecerá a coroação do Rei Charles III, na abadia de Westminster. Estima-se que milhões de pessoas no mundo inteiro acompanharão o evento que marcará, oficialmente, o começo do reinado do monarca. Depois da cerimônia, os jardins do Castelo de Windsor servirão de palco para apresentações de artistas como Katy Perry, Andrea Bocelli, Lionel Richie e o grupo Take That. Porém, antes da confirmação desses famosos, outros recusaram a performar na comemoração.
Nos últimos meses, circularam notícias sobre cantores e grupos que não teriam aceitado se apresentar na coroação. Fortes nomes da indústria musical como Harry Styles, Adele, Robbie Williams, Spice Girls e Elton John são alguns dos convidados que dispensaram o convite.
Quase todos não deram motivos públicos para a rejeição, exceto a equipe de Elton John, que afirmou à revista Rolling Stone que foi convidado, mas teve conflitos na agenda. Vale lembrar que John era bem próximo da Princesa Diana e, inclusive, a apoiou no divórcio com Charles, no início dos anos 90. Em 2012, tocou no Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II, comemoração de 60 anos de reinado.
Elton John e Princesa Diana. (Reprodução/Instagram/@eltonjohn)
A cantora Kylie Minogue, que também participou da celebração de 10 anos atrás de Elizabeth II, se juntou ao grupo de celebridades que não irão comparecer à cerimônia de Charles. Sua equipe informou que ela estaria fora do país, porém, os tablóides noticiou que o verdadeiro motivo é uma aflição de que sua participação incomode a sua terra natal, Austrália, onde o movimento republicano tem bastante força.
De acordo com uma pesquisa do YouGov divulgada nesta segunda-feira, 58% dos britânicos são favoráveis à monarquia. Entretanto, a maior parte dos apoiadores está concentrada no grupo de pessoas com mais de 65 anos(78% de apoio), já entre os jovens, de 18 a 24 anos, essa porcentagem cai para 32%. A faixa etária que artistas como Adele e Harry Styles mais cortejam, seja para shows, streamings ou merchandising, são justamente os que apresentam hesitação sobre a família real. Dessa forma, os seus interesses em associar as suas imagens à monarquia são bem mais limitados.
Foto Destaque: Rei Charles III. (Reprodução/Reuters)