O Twitter planeja reformular o seu modelo de negócios e pretende focar principalmente em publicações de vídeos, nos criadores de conteúdo e parcerias comerciais estratégicas. Os esforços são voltados para a diversificação dos negócios da empresa para além da publicidade digital, segundo informações após a apresentação das novas estratégias feita por Elon Musk e sua diretora executiva Linda Yaccarino aos investidores.
Desde que o dono da Tesla comprou a tradicional rede social do passarinho azul, uma série de empresas anunciantes abandonaram a plataforma. Entre as companhias estavam gigantes como a General Motors, Oreo, Pfizer, Audi, Volkswagen, Disney, Häagen-Dazs, entre outras. O movimento de debandada foi feito após o Twitter cortar quase metade dos funcionários, principalmente os de moderação, fazendo as empresas se preocuparem com a possibilidade de seus anúncios serem feitos junto a conteúdos considerados inadequados com suas visões de mundo. Musk na época culpou as “pressões” de movimentos radicais progressistas pela queda nas receitas.
Foto destaque: Elon Musk e Linda Yaccarino. (Reprodução: Rebecca Blackwell/Associated Presse/ The New York Times
Na apresentação aos investidores, foi dito que hoje o cenário é totalmente ao contrário do ano passado. As grandes marcas estão retornando os seus anúncios após uma “pausa inicial”. Entre elas estão a Warner Bros, Mondelez, McDonald’s e Walmart. A contratação de Linda Yaccarino, que tomou posse oficialmente como diretora executiva em 05 de junho, serviu como um sinal de credibilidade e de que a publicidade digital e seus clientes ainda continuam sendo prioridade para o Twitter.
Linda possui ampla experiência com os negócios do setor midiático. Antes ela trabalhava para o grupo NBC Universal desde 2018, onde fechou parcerias e contratos que rederam mais de US$ 100 bilhões durante sua passagem. Agora, como diretora executiva do Twitter, Linda Yaccarino tem como missão o desafio de revitalizar a imagem da empresa após as polêmicas criadas por Elon Musk. Além de atrair novas parcerias que rendam lucros para a mídia social.
Foto destaque: Logo do Twitter. Reprodução/Getty Images