Marta escreve carta em tom de despedida antes de participar de sua última Copa do Mundo

Camilla Oliveira Por Camilla Oliveira
3 min de leitura

A futebolista brasileira Marta escreveu ao site The Players’ Tribune uma carta aberta em tom de despedida antes de participar de sua sexta e última Copa do Mundo Feminina, que acontecerá na Austrália.

Marta é nome de fenômeno mundial no mundo do futebol, eleita seis vezes como a melhor futebolista do mundo pela FIFA, sendo 5 delas consecutivas. A atacante ainda carrega o título de Maior Artilheira da História da Seleção Brasileira (masculina e feminina), com 117 gols.

A carta

Em estilo de despedida, o conteúdo da carta de Marta é marcado pelo agradecimento à mãe da jogadora e relembra os momentos da infância em que costumava brincar jogando bola no interior de Alagoas. “Tudo o que eu faço, tudo o que realizo, qualquer conquista que alcanço na vida, tudo remete à minha mãe. Lá no sertão de Alagoas, onde eu cresci, todas as manhãs eu acordava cedo e radiante para jogar futebol. Era tudo o que eu queria fazer. Eu me trocava bem ligeira e já saía logo pra rua, que foi onde eu comecei a jogar. De repente, olhava em volta e… via um mar de meninos. Todo dia. Nada de meninas. Nem umazinha sequer. Apenas meninos. Minha mãe me permitiu fazer o que eu amava. Não importa o que os outros dissessem. Ela é o motivo de eu ser quem eu sou. E ao entrar em campo em mais uma Copa do Mundo, eu estarei pensando nela”, comenta.


Marta. (Foto: Reprodução/Instagram/@martavsilva10)


Ainda na carta, Marta revela uma visão que possui sobre o seu futuro: “Sou eu bem velhinha chegando num parque enorme com vários campos de futebol. Meninas e meninos estão jogando bola por todos os cantos que você olha. E eu estou com uma daquelas cadeiras de praia baratas, uma bebida na mão — talvez seja um café, mas, dependendo do dia, quem sabe… talvez seja outra coisa. Encontro um bom lugar na beira do campo, abro minha cadeira e me jogo que nem os americanos costumam fazer. Tomo um gole da minha bebida e então… só aprecio aquelas crianças jogando o jogo que elas adoram. O jogo que todos nós amamos”, finaliza.

Ao final, a jogadora ressalva que a Copa do Mundo não se acomete à jogadora Marta, mas sim ao Brasil.

A despedida

Aos 37 anos de idade, sendo 23 deles apenas de carreira no mundo do futebol, Marta Vieira da Silva, está próxima de se aposentar dos amados gramados. Pela Seleção Brasileira foram 182 jogos e 119 gols. Foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Beijing (2008), além de ser a Artilheira da Copa do Mundo Feminina FIFA de 2007.

Foto destaque: Marta. Reprodução/Instagram/@martavsilva10

Deixe um comentário

Deixe um comentário