O diretor do filme Oppenheimer, Christopher Nolan, comentou sobre as críticas sofridas pela forma como a mixagem de som é trabalhada em seus longas-metragens. Ele revelou ao site Insider que faz seus filmes com gigantescas câmeras Imax e que apesar das melhorias na tecnologia de software que permite filtrar o ruído da câmera, elas não são totalmente à prova de som, o que acaba atrapalhando o espectador a ouvir alguns diálogos na cena. Além disso, o cineasta não faz com que os atores voltem aos estúdios para que façam gravações de diálogos adicionais, conhecidas como ADR (Substituição de Diálogo Automática, na sigla em inglês), na pós-produção.
A escolha artística de Nolan é manter a performance que foi apresentada pelo ator no momento da filmagem ao invés de fazer com que o ator entre em uma cabine à prova de som após as filmagens e leia as falas novamente para que fiquem mais claras. O diretor admitiu que em algumas cenas escolheu não usar as câmeras Imax, como na cena em que houve muitos diálogos com J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy) quando encontra o presidente Truman (Gary Oldman), porque a câmera poderia gerar muitos ruídos e dificultar o entendimento da conversa entre os personagens.
Trailer oficial de Oppenheimer (Reprodução/YouTube/Universal Pictures Brasil)
Câmeras Imax
As câmeras Imax são famosas por serem barulhentas, porém várias produções de Hollywood estão apostando em filmagens que utilizem esse tipo de câmera para ter melhor qualidade na imagem e captação de som ambiente nos filmes. A utilização dessa câmera também impacta na experiência do público, onde é possível assistir filmes em telas maiores, de alta qualidade, imersivas e realistas.
Oppenheimer
Oppenheimer conta a trajetória do cientista J. Robert Oppenheimer, que liderou o desenvolvimento da primeira bomba atômica nos EUA durante a Segunda Guerra Mundial. O filme é estrelado por Cillian Murphy, Emily Blunt, Matt Damon e Florence Pugh, chegou aos cinemas em 20 de julho, já arrecadou até o momento mais de US$ 400 milhões na bilheteria mundial e ainda segue em exibição nas salas de cinema brasileiras.
Foto destaque: Cillian Murphy em Oppenheimer. Reprodução/YouTube/Universal Pictures Brasil