Nesta sexta-feira (25), a equipe brasileira de ginástica rítmica assegurou sua vaga para os Jogos Olímpicos em Paris. Duda Arakaki, Deborah Medrado, Giovanna Oliveira, Sofia Madeira, Nicole Pírcio e Bárbara Galvão brilharam no Campeonato Mundial em Valência, onde prestaram homenagens tanto a Charles Chaplin quanto a Whitney Houston.
A performance das atletas do Brasil resultou em um respeitável sexto lugar na classificação geral, garantindo assim a sua qualificação para os Jogos de 2024.
Equipe Brasileira de Ginástica Rítmica no Campeonato Mundial de Valência. (Foto: reprodução/Ricardo Bufolin/CBG)
Sonho
Com a conquista da classificação de Bárbara Domingos na quinta-feira, o Brasil está repetindo o feito dos Jogos de 2016, garantindo representantes tanto na competição individual quanto no conjunto de cinco ginastas. No entanto, essa é a primeira vez que essas vagas foram conquistadas através de um Campeonato Mundial.
Bárbara Domingos competirá na final do individual geral no sábado, com início às 10h (horário de Brasília). Além disso, o conjunto brasileiro, que conquistou o sexto lugar na prova de cinco arcos, também garantiu seu lugar na decisão que acontecerá no domingo, às 11h.
Desempenho
Na prova mista (três fitas e duas bolas), o Brasil foi o conjunto a se apresentar em primeiro lugar. Com a temática de “Smile”, inspirada em Charles Chaplin, as ginastas brasileiras enfrentaram uma falha inicial na série com uma das fitas caindo no chão. No entanto, elas se recuperaram com eficácia e executaram com precisão todas as colaborações e lançamentos dos aparelhos. Apesar desse contratempo, o conjunto verde-amarelo alcançou a marca de 30,100 pontos na prova mista.
Com a necessidade de realizar uma apresentação impecável na série de cinco arcos, a equipe brasileira chegou muito perto da perfeição. Ao som do clássico “I Wanna Dance with Somebody” de Whitney Houston, as ginastas brasileiras deram um espetáculo. Elas conseguiram superar uma pequena imprecisão no movimento do globo e executaram com sucesso todas as colaborações e lançamentos. Os gritos e lágrimas de felicidade que seguiram já indicavam que a pontuação seria excepcional: 34,900 pontos finais.
Foto Destaque: Equipe Brasileira de Ginástica Rítmica classificada para as Olímpiadas 2024. Reprodução/Ricardo Bufolin/CBG