A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), tem reunião marcada esta semana para acertar a saída da treinadora Pia Sundhage da Seleção Feminina de Futebol.
Inicialmente, a sueca teria contrato até o final dos jogos olímpicos de 2024, em Paris, mas depois da eliminação precoce na Copa do Mundo Feminina da Austrália e Nova Zelândia, os planos mudaram.
Objetivo da CBF
Nesta última semana, a entidade realizou uma série de mudanças na gestão das seleções femininas, como a demissão do técnico sub-20 Jonas Urias, da auxiliar sub-20, Bia Vaz, da coordenadora de seleções, Ana Lorena Marche e da supervisora Mayara Bordin.
O objetivo do presidente Ednaldo Rodrigues é reestruturar o feminino, desde a base até o profissional, gerando um choque de gestão, e pode, inclusive, abrir mão da data Fifa de setembro (Liga de Desenvolvimento CONMEBOL, entre os dias 17 e 24 de setembro, pelo sub-19), se não tiver feito toda a reformulação desejada.
Quem assume
Para assumir o cargo que Pia deixará vago, Arthur Elias é um dos principais nomes cotados. Treinador do Corinthians Feminino, assumiu o comando do time em 2016 e tem, até o momento, 83% de aproveitamento, e irá disputar a semifinal do Brasileirão Feminino, na qual venceu o primeiro jogo contra o Santos por 3 a 0.
Arthur Elias é um dos principais nomes cotados para assumir a Seleção Feminina de Futebol (Foto: reprodução/Twitter/@arthurelias)
Já nas seleções de base, ainda não há nenhum nome definido. Simone Jatobá, treinadora do sub-15 e sub-17, que também acompanhará o sub-19 na Liga de Desenvolvimento CONMEBOL, entre os dias 17 e 24 de setembro, é uma das possíveis treinadoras a serem anunciadas.
O próximo compromisso oficial da Seleção Feminina principal é a Copa Ouro, nos Estados Unidos, entre 17 de fevereiro e 10 de março de 2024. Os Jogos Olímpicos de Paris, principal atenção da CBF, ocorrerá entre 25 de julho e 10 de agosto de 2024.
Foto Destaque: Pia Sundhage teria contrato até agosto de 2024, mas presidente da CBF negocia rompimento de contrato. Reprodução/Thais Magalhães/CBF