Lula marca cirurgia no quadril para o dia 29 de setembro

Alexandre Kenzo Por Alexandre Kenzo
3 min de leitura

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) realizará uma cirurgia no quadril em Brasília, no dia 29 de setembro, para tratar um quadro de artrose na cabeça do fêmur.

A cirurgia será conduzida por médicos do Hospital Sírio-Libanês, que já têm acompanhado o presidente nos últimos meses. A data ao fim de setembro foi divulgada pela UOL, e a CNN confirmou que o procedimento irá ocorrer em Brasília para evitar locomoções durante o pós-operatório e proporcionar maior conforto a Lula, dado que a recomendação médica é não viajar nos dias seguintes ao procedimento.

No programa semanal Conversa com o Presidente, Lula disse que o problema é antigo e que sofre de artrose há vários anos, mas se queixou do agravamento da dor recentemente.

Eu estou como jogador de bola que não quer dizer para o técnico que está sentindo uma dor, para não ir para o banco,” Lula detalhou. “Ele quer continuar jogando, e ele então finge que não está doendo.


Imagem do programa Conversa com o Presidente, com jornalista Marcos Uchoa.

Imagem do programa Conversa com o Presidente, com jornalista Marcos Uchoa. (Foto:Reprodução/Youtube/Lula)


Histórico médico

No dia 26 de julho, o presidente já passou por uma denervação percutânea no quadril direito, em uma tentativa de temporariamente aliviar as dores até o dia da cirurgia.

Eu quero fazer a cirurgia porque não quero ficar com dor […],” Lula disse durante transmissão em redes sociais, “Ninguém consegue trabalhar com dor o dia inteiro.

Até o dia 29 de setembro, o presidente ainda realizará pelo menos duas viagens antes da operação: para a reunião do G20 na Índia, que será a partir do dia 7, e para a Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) em Nova York nos dias 18 e 19. Somente a partir de outubro, após alguns dias do procedimento, Lula deverá receber alta hospitalar.

Enquanto eu estiver me recuperando, o Alckmin fica no comando, sabe? Com total tranquilidade, que eu tenho total confiança no Alckmin, ele é um parceiro extraordinário, e o Brasil vai em frente“, afirmou em live.


Hospital Sírio-Libanês em Brasília, onde Lula realizará cirurgia.

Hospital Sírio-Libanês em Brasília, onde Lula realizará cirurgia (Foto:Reprodução/hospitalsiriolibanes.org.br).


Artroplastia

A cirugia em si consiste em substituir a articulação desgastada do quadril por uma prótese que serve como articulação artificial, formada por componentes metálicos e plásticos.

Segundo o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, o procedimento deverá recuperar o movimento da articulação e aliviar a dor provocada pela artrose, permitindo o retorno às atividades diárias e de locomoção, como andar, subir e descer escadas.

Seguindo os devidos cuidados durante a recuperação, que pode envolver utilização de muletas e fisioterapia, o presidente deve gradualmente retomar as atividades normais sem dor e com maior independência.

Foto Destaque: Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto. Reprodução/Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo.

Deixe um comentário

Deixe um comentário