Yorgos Lanthimos, diretor de “Pobres Criaturas”, elogiou Emma Stone, estrela do filme, pela sua coragem em cenas de sexo do filme. Presente no Festival de Veneza de 2023, onde o filme teve sua estreia, Lanthimos afirmou, durante uma coletiva de imprensa, que a atriz não teve vergonha de seu corpo e das cenas íntimas das quais participou durante a gravação, algo considerado “essencial” ao longa, para ele.
Cenas são essenciais para o diretor
Durante a coletiva, o diretor comentou que era “uma pena” que Stone não pudesse estar no festival para comentar ela mesma sobre o assunto, já que a mesma participa do sindicato dos atores de Hollywood e não está permitida a participar de divulgações de filmes devido à greve.
Lanthimos também disse que sexo é uma parte essencial do livro de mesmo nome que o filme adapta, escrito por Alasdair Grey. “Era importante para mim fazer um filme que não fugisse do sexo, porque isso seria trair completamente a minha protagonista. Tive que confiar em Emma para não ter vergonha do seu próprio corpo, da sua nudez, de se engajar nesse tipo de cena… e ela entendeu isso imediatamente”, afirmou ele.
Trailer de Pobres Criaturas, novo filme de Yorgos Lanthimos. (Vídeo: Reprodução/20th Century Studios Brasil)
Quarto filme da parceria
O longa é uma espécie de releitura de Frankenstein, contando a história que Bella Baxter (Emma Stone), uma mulher que é trazida de volta a vida por um cientista (Willem Dafoe) utilizando o cérebro de uma criança, e parte em uma jornada de autodescobrimento.
Pobres Criaturas é o quarto trabalho em que Stone e Lanthimos trabalham juntos, em sequência ao premiado “A Favorita” de 2018, que rendeu uma indicação ao Oscar para ambos, ao curta “Vlihi” de 2022, e ao inédito “AND”, ainda sem data de lançamento. “A essa altura, sabemos nos comunicar muito bem”, disse ele. “Então quando eu tentava falar algo sobre as cenas de sexo ela dizia: ‘Sim, é claro, é o que Bella faria, e nós vamos representar isso’”.
Além de Stone, o diretor também elogiou a coordenadora de intimidade do filme, Elle McAlpine, afirmando que, de início, foi “intimidador ter outra pessoa comandando o set”: “Mas é como qualquer outra coisa: se você tem alguém realmente bom ao seu lado, é ótimo. Eu percebi que ela deixou o processo mais fácil para todo mundo”.
“Pobres Criaturas” tem estréia marcada para 8 de dezembro nos Estados Unidos, após passar por circuitos de festivais pelo mundo, e deve chegar ao Brasil em fevereiro de 2024. Cotado como um candidato ao Oscar de 2024, o filme tem no elenco, além de Emma Stone e de Willem Dafoe, Mark Ruffalo, Christopher Abbott, Margaret Qualley, Jerrod Carmichael e Rammy Youssef.
Foto destaque: Emma Stone como Bella Baxter em “Pobres Criaturas”. Reprodução/Searchlight Pictures