Entenda o porquê do notebook ser retirado da mala na fiscalização

Beatriz Lima Por Beatriz Lima
3 min de leitura

A medida de segurança mais reconhecida no aeroporto seria a fiscalização da mala, nela os passageiros precisam retirar alguns objetos antes de embarcar. O objetivo desse processo é aumentar a proteção das pessoas, ao evitar que possíveis ataques terroristas aconteçam.

Assim, dentre os inúmeros objetos que são necessários serem retirados da bagagem durante a fiscalização, está o notebook. Desde quando essas medidas começaram a ser postas em prática, é de senso comum entre os passageiros que esse aparelho tecnológico deve permanecer fora da mala durante a revista.

Apesar do conhecimento geral de que o notebook deve ser um item crucialmente retirado durante essa medida de segurança, não é de costume saber o motivo.


Revista de aeroporto em destaque (Foto: Reprodução/ Blog das MaxMilhas)


A origem dessa medida de segurança

O atentado do dia 11 de setembro de 2001, impactou o mundo e foi o responsável por gerar diversas mudanças, especialmente as medidas de seguranças nos aeroportos. De fato, até esse ataque terrorista, as pessoas podiam entrar livremente com qualquer item dentro de sua bagagem sem uma triagem de segurança aprimorada, incluindo armamentos perigosos, como foi o caso no atentado.

Dessa forma, a repercussão dessa catástrofe nos Estados Unidos fez com que os aeroportos do mundo inteiro adotassem rapidamente uma medida de fiscalização mais rígida. De fato, o sistema de segurança na época começou a exigir que os passageiros retirassem seus cintos, sapatos, computadores, ou seja, itens que poderiam ser utilizados como uma arma. Entretanto, há uma grande questão de porque os notebooks ainda precisam ser retirados da mala, visto que muitos objetos não possuem mais essa necessidade.

A questão do notebook

Durante a fiscalização, todos os itens da bagagem passam por uma máquina de raio-x. Assim, a bateria do notebook é classificada como densa para que a inspeção seja realizada de forma impecável dentro da mala. Além desse aparelho eletrônico, tablets e câmeras passam pelo mesmo processo no momento da revista.

Foto Destaque: Fiscalização de aeroporto em foco. Reprodução/ Quora

Deixe um comentário

Deixe um comentário