Em meio à onda de saques na Califórnia, Trump propõe balear criminosos

Victor Kallut Por Victor Kallut
3 min de leitura

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump comentou sobre os recentes saques e roubos que vêm ocorrendo em grandes estados do país. Para ele, a melhor solução seria matar os saqueadores, como afirmou em um discurso feito na Convenção do Partido Republicano na Califórnia: “Se você roubar uma loja, espere ser baleado ao sair”.

Ataques são direcionados ao governador da Califórnia

A fala de Trump se dirigiu, principalmente, ao governador do estado da Califórnia, Gavin Newson, filiado ao Partido Democrata. De acordo com o ex-presidente, o estado foi tomado por “enormes acampamentos de sem-teto”, e tem “tiranos tecnológicos acordados, apagões contínuos, mutilação sexual infantil e bandos itinerantes de criminosos”.



Onda de saques na Califórnia provoca reações de estabelecimentos. Nas farmácias CVS, produtos são encadeados (Foto: Reprodução/Lindsey Nicholson/UCG/Universal Images Group/Getty Images)


O discurso também vem em um momento no qual ele busca angariar o apoio de mais eleitores californianos. Desde o final da década de 80, a região vota em peso em políticos democratas e, segundo Trump, está nas mãos de “lunáticos da esquerda radical”.

Ele é o grande favorito para concorrer à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano no próximo ano, e já está, desde agora, divulgando futuras ações para caso seja eleito: o rápido encerramento da guerra na Ucrânia e a extinção da votação por correio são algumas delas.

Conservadores dizem que saques são motivados por leis mais brandas

Setores do Partido Republicano insistem na ideia de que os recentes casos de violência na Califórnia são motivados pela recente aprovação da Proposição 47, que estabelece que certos crimes contra a propriedade são menos graves caso o acusado não tenha antecedentes criminais. O estado é um dos mais afetados por saques e roubos: só no último ano, o prejuízo causado por esse tipo de crime foi de US$112 bilhões.

Entretanto, algumas entidades de direitos civis contestam a tese, pois os ataques e episódios de violência também vêm ocorrendo em outras localidades.

Foto destaque: Donald Trump em convenção do Partido Republicano na Califórnia. Reprodução/Jae C. Hong/AP Photo

Deixe um comentário

Deixe um comentário