Marvel está escalando elenco jovem para nova era dos X-Men

A mais nova versão de “X-Men” promete trazer um elenco mais jovem para o filme e confirmou que não terá grandes nomes de Hollywood no longa. As informações foram reveladas em matéria do site “Variety.”

Ainda de acordo com o portal, o estúdio estaria planejando começar a escalar novos atores para o elenco principal, já que a Marvel pretende mostrar os protagonistas em suas primeiras aventuras com os poderes, assim como ocorre nos quadrinhos.

Segundo a publicação, a Marvel busca reduzir custos e não pretende contratar grandes astros para interpretar os mutantes. Isso não significa que serão atores totalmente desconhecidos, mas é improvável que sejam nomes já consagrados.

Nova versão de X-Men

 Nos quadrinhos, os “X-Men” são um time de indivíduos que já nascem com poderes especiais e enfrentam preconceito da sociedade por serem mutantes. Criados por Stan Lee e Jack Kirby, o grupo inicial era formado por Ciclope, Garota Marvel, Homem de Gelo, Fera e Anjo, liderados pelo Professor X. Somente anos depois foram adicionados personagens que se tornaram mais populares, como Wolverine, Gambit, Vampira e Tempestade. A formação que será usada nos filmes ainda não foi revelada.

Os filmes de ‘X-Men” fizeram grande sucesso entre os anos 2000 e 2010. Todas as produções da franquia foram realizadas pela antiga 20th Century Fox, responsável por exibir diversos sucessos do cinema e que, em 2019, foi comprada pela Disney.


Marvel está escalando elenco jovem para nova era dos X-Men(vídeo:reprodução/youtube/20th Century Studios)


Vingadores: Doomsday

Em 2026, a Marvel confirmou a estreia do mais novo filme dos “Vingadores: Doomsday.” Já “Vingadores: Guerras Secretas” chega em 2027, com boa parte do elenco dos filmes antigos de X-Men. Tudo indica que os fãs dos atores veteranos já podem se preparar para se despedir, pois o retorno deles pode marcar o encerramento da versão anterior.

Para os admiradores de Hugh Jackman, chegou a hora de dizer adeus ao Wolverine do ator, que foi um dos grandes destaques da franquia. A nova produção da Marvel também contará com o roteiro de Michael Leslie, responsável por obras de sucesso como ‘Jogos Vorazes”: “A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, “Truque de Mestre 3”, “Assassin’s Creed”, “The Rescue”, entre outros grandes títulos.

Chappell Roan divulga trecho do seu mais novo clipe

Nesta quarta-feira (30), a cantora Chappell Roan liberou um trecho do clipe ‘The Subway,” mais novo hit da estrela. O videoclipe, que está com data marcada de estreia para esta sexta-feira (01), no trecho gravado em Nova York, mostra algumas pessoas celebrando dentro do metrô da cidade, até que a artista cai no meio do vagão.

Vale lembrar que, no início deste ano, a cantora foi vista pelas ruas de Nova York gravando o clipe e, nas imagens, a artista aparece jogando o seu famoso cabelo ruivo. O cabelo de Chappell está igual ao da princesa da Disney, no que parece ser uma referência ao clássico da empresa.

As fotos rapidamente repercutiram nas redes sociais. Chappell Roan surge jogando seus cachos na famosa escada de emergência da cidade. Já em outro momento, a dona do hit “Good Luck, Babe!” aparece com os cabelos presos dentro do icônico táxi amarelo de Nova York.

Cantora Revelação

No início do ano, Chappell Roan venceu o prêmio de Cantora Revelação no Grammy 2025. Ela disputava a categoria com outros grandes destaques do ano, como Sabrina Carpenter, Benson Boone e a rapper Doechii. Durante o discurso de agradecimento, a cantora criticou a indústria musical, que, segundo ela, deveria oferecer um salário digno e assistência médica para os novos artistas.

“Eu disse a mim mesma que, se algum dia ganhasse um Grammy e estivesse aqui na frente das pessoas mais poderosas da indústria musical, exigiria que as gravadoras, que lucram milhões de dólares com os artistas, oferecessem um salário digno e assistência médica, especialmente para os novos artistas”, falou a estrela.

Ela ainda continuou dizendo que, quando foi contratada, era apenas uma adolescente e, ao ser demitida, precisou procurar um emprego sem ao menos ter experiência.

“Fui contratada quando ainda era menor de idade. E quando fui dispensada, eu não tinha nenhuma experiência de trabalho e, como a maioria das pessoas, tive dificuldades para encontrar um emprego durante a pandemia. Eu não podia pagar por um plano de saúde”, relembrou.

Chappell Roan concluiu dizendo que as gravadoras precisam cuidar melhor dos artistas mais novos, tratá-los como funcionários valiosos e, principalmente, oferecer direitos essenciais que todo artista que está começando deveria ter.


Chappell Roan divulga trecho do seu mais novo clipe (Vídeo: reprodução/YouTube/Chappell Roan)


Shows em setembro

Durante uma postagem nas redes sociais, a cantora revelou estar animada para levar “Visions of Damsels & Other Dangerous Things” para as cidades de Los Angeles, Nova York e Kansas City, pois eram algumas das cidades que mais amava e sonhava em poder levar algo tão especial a elas.


Ouça as músicas de Chappell Roan (Reprodução/Spotify/Chappell Roan)


Roan também disse que, desde o início da sua carreira, sempre desejou que seus shows fossem acessíveis para todos que realmente querem ir aos eventos e que os ingressos tivessem preços justos, ficando longe dos cambistas. Ela ainda comunicou que doará um dólar por ingresso vendido para ONGs que acolhem jovens trans, principalmente por prestarem apoio à cantora desde o começo da sua trajetória.

“Cruel Summer”, de Taylor Swift, alcança mais 3 bilhões de streams no Spotify

Quem é fã da loirinha adora ouvir “Cruel Summer”, que nesta semana ultrapassou a marca de 3 bilhões de streams no Spotify. A faixa faz parte do álbum Lover, o sétimo disco da cantora. Lançada em 2019, a canção é considerada pelos fãs como um dos hinos mais injustiçados da loirinha (ao lado de Getaway Car), pois não se tornou single, o que fez com que eles não ganhassem um videoclipe oficial.

No entanto, mesmo sem vídeo próprio, a música é uma das mais queridas pelos admiradores da artista, ganhando destaque na turnê da cantora, que chegou a gravar uma versão ao vivo do show especialmente para ela.

Vale lembrar que esta foi a primeira música de Taylor Swift a atingir essa marca e a segunda canção produzida por uma mulher a alcançar esse número na plataforma. A primeira a conquistar o feito foi Dance Monkey, de Tones and I. Agora, Taylor Swift ocupa a liderança na plataforma.

Gigante na música

Taylor Swift, também chamada de “dona da indústria musical”, “Taytay” e “loirinha” (apelido dado por seus fãs brasileiros), é considerada uma das maiores cantoras da geração atual. Iniciou a carreira no country e, posteriormente, migrou para o pop, tornando-se a cantora e compositora mais premiada da Billboard.Ela coleciona uma extensa lista de hits e videoclipes icônicos que marcaram a memória de seus fãs. Em 2024, tornou-se a artista mais ouvida no mundo pelo Spotify, acumulando mais de 26,6 bilhões de reproduções apenas no ano passado.

A cantora também é conhecida por sucessos como “Shake It Off”, “Style”,” Blank Space”, “I Knew You Were Trouble, Love Story”, “You Belong With Me”, “Bad Blood”, “We Are Never Ever Getting Back Together”,”Anti-Hero” e “Look What You Made Me Do”, que marcou seu histórico comeback.


 Cruel Summer de Taylor Swift alcança mais 3 bilhões de streams no Spotify (foto: reprodução/Spotify/Taylor Swift)


The Eras Tour

A turnê, que reuniu os 11 álbuns da estrela em um único show, homenageou cada disco da cantora. Além disso, a artista preparou algumas músicas surpresas para cada apresentação ao redor do mundo, o que deixava seus fãs ainda mais ansiosos

O espetáculo, que chegou ao fim em dezembro do ano passado, foi a turnê de maior sucesso da carreira da cantora, quebrando recordes de bilheteria e arrecadando mais de 2 bilhões de dólares, tornando-se a turnê mais lucrativa da história. The Eras Tour teve uma jornada de 21 meses e 149 apresentações, passando por 21 países, incluindo o Brasil, onde Taylor se apresentou nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Netflix libera as imagens da mais nova adaptação de “Orgulho e Preconceito”

Nesta terça-feira (29), a Netflix divulgou a primeira imagem de sua nova adaptação do clássico “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen. As gravações da minissérie já começaram, e a previsão de estreia é para 2026. Na foto revelada, aparecem as irmãs Bennet.

A produção terá Emma Corrin como Elizabeth Bennet, Freya Mavor no papel de Jane Bennet, Olivia Colman interpretando a Sra. Bennet, Hopey Parish como Mary Bennet, Rhea Norwood como Lydia Bennet e Hollie Avery como Kitty Bennet. Já o Sr. Darcy será interpretado por Jack Lowden (Slow Horses).

O elenco também conta com Rufus Sewell (A Diplomata) como Sr. Bennet, Louis Partridge (Enola Holmes) no papel de Sr. Wickham, rival de Darcy, Fiona Shaw (Andor) como Lady Catherine de Bourg e Daryl McCormack (Vivo ou Morto: Um Mistério Knives Out) como Sr. Bingley.

Quinta adaptação

Os fãs de Jane Austen sabem que esta será a quinta adaptação de um dos maiores clássicos da literatura inglesa. Uma das versões mais elogiadas é a de 2005, dirigida por Joe Wright, com Keira Knightley e Matthew Macfadyen como Elizabeth Bennet e Sr. Darcy.

Essa adaptação se tornou a favorita do público, sendo considerada a que melhor transmitiu o amor entre Darcy e Elizabeth. Agora, a nova versão carrega o compromisso de manter a essência do romance de Austen.

Vale lembrar que, antes da produção de Joe Wright, dez anos antes foi lançada a versão mais aclamada de “Orgulho e Preconceito” para a televisão: a minissérie produzida pela BBC, estrelada por Colin Firth e Jennifer Ehle nos papéis principais.

O livro também já ganhou versões para o teatro e serviu de inspiração para a novela brasileira “Orgulho e Paixão”, escrita por Marcos Bernstein, que misturou enredos de Razão e Sensibilidade, Emma, A Abadia de Northanger, Lady Susan e, claro, Orgulho e Preconceito, que foi a base central da trama.


Netflix libera as imagens da mais nova adaptação de orgulho e preconceito(foto:reprodução/X/@NetflixBrasil)


Orgulho e Preconceito

Em “Orgulho e Preconceito”, a história começa quando a Sra. Bennet recebe a notícia de que um jovem solteiro rico, acompanhado de amigos sofisticados, passará uma temporada em uma propriedade próxima à mansão da família. A possibilidade de novos pretendentes deixa as irmãs Bennet entusiasmadas.

O simpático Sr. Charles Bingley logo demonstra interesse por Jane, a filha mais velha. Porém, quando Elizabeth conhece o charmoso, mas orgulhoso, Sr. Darcy, o que poderia ser um par perfeito acaba marcado por mal-entendidos e julgamentos precipitados. Resta saber se eles conseguirão superar essas barreiras e encontrar um motivo para se casar.

Bloco da Preta deve voltar em 2026 em homenagem emocionante à cantora

Um dos maiores sucessos do Carnaval carioca pode retornar no próximo ano. O famoso Bloco da Preta, criado em 2009, deve voltar como forma de homenagear a cantora Preta Gil, que faleceu aos 50 anos no dia 20 de julho, nos Estados Unidos, em decorrência de complicações de um câncer. Segundo informações do portal Léo Dias, a próxima edição do bloco está sendo planejada para manter o mesmo formato já conhecido pelos fãs da cantora. A proposta é realizar apresentações antes da folia na cidade de Salvador e, após o Carnaval, em São Paulo.

Gilberto Gil fala sobre a morte da filha

O cantor Gilberto Gil comentou sobre a perda da filha durante a missa de sétimo dia, realizada nesta segunda-feira (28). A cerimônia fúnebre ocorreu no Rio de Janeiro e reuniu amigos e familiares da artista. Antes da celebração religiosa, o músico conversou com a imprensa e falou sobre o falecimento da filha e o carinho que ela recebeu durante o processo.“Todos sabem, no país inteiro, que a Preta passou por um longo período de adaptação à partida, ao processo todo de ir embora. A ficha para nós todos, e para ela especialmente, foi caindo aos poucos. Foram dois anos [do tratamento contra o câncer]”, disse ele à revista Quem.

Ele concluiu afirmando que a lembrança de Preta Gil sempre permanecerá na memória de todos que a amavam e que sua partida inspirou todos a serem mais amorosos e carinhosos.


Bloco da preta deve retornar em 2026(foto:reprodução/YouTube/Preta Gil)

A batalha contra o câncer

Preta Gil havia sido diagnosticada em 2023 e, desde então, enfrentava uma longa batalha contra a doença, realizando sessões de quimioterapia e radioterapia. A cantora chegou a celebrar o fim do tratamento na época, mas em 2024, anunciou aos fãs que a doença havia retornado, sendo necessário retomar os cuidados.

Na esperança e tentativa final de cura, a cantora tentou em Nova York participar de um experimento. Mesmo longe, a cantora recebeu visita de amigos e familiares que a amavam. Preta estava com a viagem de volta para casa programada para o último dia 20 , mas passou mal na ambulância quando fazia o trajeto para o aeroporto, segundo as informações divulgadas pela jornalista Candice Carvalho Feio ao telejornal local da Globo, o RJ2. Ela deixou seu pai, filho, amigos e uma legião de fãs. Ela deixou seu pai, filho amigos e uma legião de fãs.

Mãe da cantora Ana Castela desmente os rumores que a filha estaria vivendo um romance com o cantor Zé Felipe

Nesta terça-feira, surgiram nas redes sociais especulações de que o cantor Zé Felipe e a cantora sertaneja Ana Castela poderiam estar vivendo um romance. Os rumores, divulgados pelo portal Léo Dias, foram rapidamente desmentidos pela mãe da artista, que se mostrou indignada com os boatos envolvendo a vida amorosa de sua filha.

De acordo com as informações do jornalista Léo Dias, o suposto casal teria sido visto junto em uma viagem ao parque da Disney, em Orlando, e ambos não estariam interessados em esconder a relação. Além disso, Ana Castela teria desembarcado nos EUA dois dias antes da chegada de Zé Felipe, o que se transformou em piada para a artista, que usou as redes sociais para ironizar os comentários.

Gravando um vídeo com o cantor e com outro amigo, Ana, na gravação, a boiadeira diz que seu amigo Odorico estaria vivendo um romance com Zé Felipe.

Vale lembrar que esse não é o primeiro rumor que surge sobre a vida amorosa do cantor depois do término do seu casamento com a influenciadora Virginia Fonseca. No início do mês, notícias de que o artista estaria vivendo um affair com a atriz Bela Campos começaram a se espalhar na mídia. Após, os dois começaram a se seguir no Instagram. Bela também teria publicado um vídeo passeando de barco e fazendo uma massagem enquanto ouvia a música “Oh Garota Eu Quero Você Só Para Mim”, canção em que o sertanejo fez parceria com outros artistas.

Ana Castela e seu relacionamento com o cantor Gustavo Mioto

No último mês, a cantora também teve sua vida íntima se tornando assunto nas redes sociais, pois, após terminar com o cantor sertanejo Gustavo Mioto pela segunda vez, especulações de uma possível reconciliação começaram a circular nos tabloides, deixando os fãs do casal animados com a notícia.


Ana Castela e Gustavo Mioto(Foto: reprodução/instagram/@anacastelacantora)

Os boatos começaram após Ana Castela subir ao palco na véspera do Dia dos Namorados para cantar a mais nova música em parceria com o cantor, a canção “Princesa”. No entanto, a sertaneja fez questão de esclarecer as informações e negou que a dupla tivesse reatado.

“Oi, galera. Em respeito a vocês que torcem pela minha felicidade e do Gu, venho aqui comunicar que nós não somos mais um casal. Antes que saiam falando por aí, não houve pivô, traição, briga ou qualquer outra coisa de ruim, apenas não estamos no mesmo momento”, escreveu a estrela.

Ana também falou sobre o carinho que sente pelo ex-namorado e que a amizade entre eles sempre irá permanecer, independentemente das circunstâncias. “O Gu é um cara incrível, sempre vou ser fã e estarei daqui torcendo por ele em tudo que fizer. Isso é tudo o que vou falar sobre esse assunto, por favor, respeitem esse momento”, escreveu Ana.


Ana Castela em publicação (Foto: reprodução/Instagram/@anacastelacantora)


Pronunciamento de Gustavo Mioto

O cantor Gustavo Mioto também se pronunciou sobre o assunto. Ela pediu para que os fãs que torcem pelo casal não fiquem pressionando e afirmou que, na hora certa, se for para acontecer, todos ficarão sabendo. Gustavo Mioto chegou a repostar a publicação da cantora. Por fim, ele concluiu dizendo que essas notícias eram apenas desespero para dar a informação em primeira mão.

Carolina Dieckmann fala sobre dor do luto após morte de Preta Gil

Nesta segunda-feira (28), Carolina Dieckmann, 46 anos, usou as redes sociais para expressar a dor pela perda de sua melhor amiga, Preta Gil (1974–2025). A cantora faleceu aos 50 anos, no último dia 20 de julho, vítima de um câncer, e teve seu velório realizado na última sexta-feira (25), em uma cerimônia pública no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Mensagem emocionada

“A vida é uma confusão. Às vezes, nem o tempo consegue se manter organizado. Tenho ido e voltado a tantos lugares em que estive com ela. Sem ordem, com amor. Talvez o amor seja justamente o único capaz de reunir todos os tempos e as confusões. O resto, nem existe. E Preta atravessa… Ela é o sempre.”escreveu a atriz.

A atriz está em luto após perder a melhor amiga, a cantora Preta Gil, na semana passada. Dieckmann passou os últimos momentos de vida da artista ao seu lado. Ela viajou a Nova York para ficar com a amiga, e juntas planejavam retornar ao Brasil depois que a cantora descobriu que a doença tinha se espalhado. Infelizmente, a caminho do aeroporto, a filha de Gilberto Gil passou mal e precisou voltar para casa, onde faleceu.


Carolina Dieckmann e a sua melhor amiga, Preta Gil (Foto: reprodução/X/@dailydieckmann)

Desde o dia da morte da amiga, Carolina vem compartilhando diversas homenagens para Preta. Em uma delas, relembrou o carinho e os aplausos que a cantora recebeu de amigos e fãs. “Foram tantos aplausos, Preta! Seu povo cantando… uníssono, sem parar. As ruas, as placas, as pessoas; bonito demais de ver”, escreveu a atriz após a cerimônia.

Carolina Dieckmann durante entrevista

Durante uma entrevista ao “Estúdio I”, da GloboNews, Carolina Dieckmann falou sobre como foram os últimos dias de vida de sua amiga Preta Gil. De acordo com a atriz, Preta parecia saber que o fim estava se aproximando. Ela também afirmou que Preta lutou até onde foi possível e que, durante a sua partida, a estrela não sentiu dor; muito pelo contrário, estava cercada de amor e carinho, partindo aos poucos.


Carolina Dieckmann fala sobre dor do luto após morte de Preta Gil (Foto: reprodução/Instagram/@loracarola)




Carolina também comentou como era a rede de apoio da cantora após receber o diagnóstico. Ela lembrou que, desde a descoberta da doença, Preta esteve cercada de amor. Ressaltou ainda que sabe que, em muitos casos, pessoas com a mesma enfermidade acabam sendo abandonadas, mencionando a história dolorosa da amiga com o ex-marido, que a deixou durante o tratamento.

A longa batalha contra o câncer

Em janeiro de 2023, após sofrer com fortes dores abdominais, Preta Gil foi diagnosticada com câncer colorretal. O diagnóstico veio durante uma internação motivada pelos incômodos que sentia. Assim que soube da doença, iniciou o tratamento, passando por sessões de quimioterapia e radioterapia, já que o tumor estava localizado na parte final do intestino grosso.

A cantora seguiu rigorosamente as orientações médicas por vários meses. Em dezembro do mesmo ano, informou aos fãs que havia finalizado o tratamento e que começaria a fase de reabilitação. No entanto, no segundo semestre de 2024, anunciou a volta do câncer, agora com metástases em quatro regiões do corpo. Com a reincidência, Preta retomou o tratamento.

Jair Bolsonaro é condenado por falas polêmicas sobre adolescentes venezuelanas

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado nesta quinta-feira (24), pela Justiça do Distrito Federal, e terá que pagar uma indenização de 150 mil reais pelas falas polêmicas sobre adolescentes venezuelanas. A condenação está relacionada a declarações controversas do ex-presidente sobre adolescentes venezuelanas e à utilização de imagens de crianças fazendo gestos de arma com as mãos durante a campanha eleitoral de 2022.

Durante uma entrevista gravada para um podcast, Bolsonaro afirmou que adolescentes migrantes se “produziam para se prostituir” em São Sebastião, no Distrito Federal, e mencionou que “pintou um clima” ao descrever a situação.


Jair Bolsonaro (Vídeo: reprodução/YouTube/O Globo)


O tribunal entendeu que a declaração reforça estigmas sociais e estereótipos ligados à pobreza e à imigração. Segundo a decisão, as falas reduzem adolescentes à condição de objeto, sugerem exploração sexual e refletem uma perspectiva misógina. De acordo com os magistrados, trata-se de uma postura claramente misógina ao associar a aparência feminina a uma conotação sexual depreciativa, além de aporofóbica, ao vincular a condição econômica de migrantes à suposta necessidade de prostituição.

A decisão também impõe restrições, proibindo o uso de imagens de menores sem autorização, a incitação a gestos violentos, como simular armas com as mãos, e qualquer insinuação de teor sexual envolvendo crianças ou adolescentes.

A defesa do ex-presidente classificou a decisão como inesperada e informou que pretende recorrer. Em nota, os advogados afirmaram que os argumentos adotados pela Corte ignoram completamente decisões definitivas já tomadas pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelo Supremo Tribunal Federal, mencionam provas que não constam nos autos e, por isso, acreditam que a sentença não será mantida pelo Superior Tribunal de Justiça.

Bolsonaro com tornozeleira e a ameaça de prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (24) manter as medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sob a alegação de que ele teria descumprido uma delas ao se manifestar por meio das redes sociais de terceiros.

Na última segunda-feira (21), o ministro solicitou esclarecimentos aos advogados do ex-presidente, que negaram qualquer violação das medidas. No entanto, Alexandre de Moraes confirmou o descumprimento, ainda que pontual, e decidiu manter as medidas cautelares, advertindo que, em caso de reincidência, poderão ser convertidas em prisão preventiva.

“Por se tratar de irregularidade isolada, sem notícias de outros descumprimentos até o momento, bem como das alegações da defesa de Jair Messias Bolsonaro da ‘ausência de intenção de fazê-lo, tanto que vem observando rigorosamente as regras de recolhimento impostas’, deixo de converter as medidas cautelares em prisão preventiva, advertindo o réu, entretanto, que, se houver novo descumprimento, a conversão será imediata”, destacou no documento.

Bolsonaro enfrenta diversas medidas cautelares por supostamente conspirar com seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), na tentativa de pressionar o Judiciário brasileiro no inquérito que investiga uma possível tentativa de golpe de Estado. Segundo as acusações, eles estariam envolvidos na coordenação das sanções aplicadas pelos Estados Unidos ao Brasil, como a tarifa de 50% e a suspensão de vistos americanos para ministros do Supremo Tribunal Federal.


Jair Bolsonaro é condenado por falas polêmicas sobre adolescentes venezuelanas (Vídeo: reprodução/YouTube/Metrópoles)



Proibido de acessar redes sociais e com horários para se ausentar de casa

Entre as medidas cautelares, Moraes proibiu o uso das redes sociais, seja diretamente ou por meio de terceiros, o que foi interpretado como uma limitação que impede a concessão de entrevistas e fere o direito à liberdade de expressão. Isso porque o compartilhamento de conteúdo por plataformas terceiras poderia ser considerado uma violação da decisão.

Além disso, ele está proibido de sair de casa aos finais de semana, de manter contato com o filho Eduardo Bolsonaro, que atualmente está nos Estados Unidos, e deve cumprir horários determinados para se ausentar da residência. Também não pode manter contato com embaixadores nem visitar sedes diplomáticas.

Primeiro-Ministro do Canadá acusa israel de bloquear as ajudas humanitárias a Gaza

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, criticou Israel por violar o direito internacional e impedir a entrega de auxílio financeiro à população de Gaza. O ministro, que usou suas redes sociais, classificou os recentes acontecimentos como um “desastre humanitário em Gaza” e pediu que todas as partes envolvidas no conflito negociem um cessar-fogo.

“O Canadá apela a todas as partes para que negociem um cessar-fogo imediato de boa-fé. Reiteramos nossos apelos para que o Hamas liberte imediatamente todos os reféns e para que o governo israelense respeite a integridade territorial da Cisjordânia e de Gaza”, escreveu Carney.


Primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney (foto: reprodução/X/@MarkJCarney)


O Canadá, que sempre defendeu a criação de dois Estados para ambos os países, a fim de garantir a paz e a segurança dos civis palestinos e israelenses, afirmou que fará o possível para que os fóruns aceitem esse acordo e coloquem um fim ao conflito. Ele também anunciou uma conferência de alto nível da ONU na cidade de Nova York, que buscará uma solução favorável para israelenses e palestinos.

A fome em Gaza

Um vídeo publicado nesta quinta-feira (24) pela agência Reuters mostra crianças palestinas em estado grave de desnutrição sendo atendidas em um hospital de Khan Younis, na Faixa de Gaza. Enquanto a ONU e organizações humanitárias pressionam Israel, o governo de Benjamin Netanyahu afirma que o grupo Hamas e a própria ONU dificultam a entrega de alimentos à população.

Mais de cem organizações humanitárias e de direitos humanos alertaram sobre a crescente “fome em massa” que afeta os mais de 2 milhões de palestinos em Gaza. A ONU descreve a situação como um verdadeiro “show de horrores”.

O Programa Mundial de Alimentos (PMA), órgão ligado às Nações Unidas, afirmou nesta semana que a crise alimentar em Gaza atingiu níveis inéditos de desespero, com um terço da população passando vários dias sem se alimentar.

Na quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) comunicou que 21 crianças com até cinco anos morreram de desnutrição em 2025.

“‘As pessoas em Gaza não estão nem mortas nem vivas, são cadáveres ambulantes’, disse-me um colega em Gaza nesta manhã”, afirmou Philippe Lazzarini, comissário-geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina.


Primeiro-Ministro do Canadá acusa israel de bloquear as ajudas humanitárias a Gaza (foto: reprodução/Embed/getty images)


Brasil comunica adesão a ação contra Israel

Nesta quarta-feira, o Ministério das Relações Exteriores confirmou que o Brasil está em processo de adesão formal à ação movida pela África do Sul contra Israel na Corte Internacional de Justiça (CIJ), vinculada à ONU. Segundo o Itamaraty, a participação brasileira está na “fase final”. A ação foi iniciada em dezembro de 2023, quando o governo sul-africano acusou autoridades israelenses de praticarem “genocídio” contra o povo palestino.

A África do Sul solicitou à Corte Internacional que responsabilize Israel por supostas violações da Convenção sobre o Genocídio e assegure proteção imediata e ampla ao povo palestino. Em comunicado oficial, o governo brasileiro manifestou “profunda indignação diante dos repetidos atos de violência contra civis palestinos, que ocorrem não apenas na Faixa de Gaza, mas também na Cisjordânia”.

O conflito começou em outubro de 2023, após um ataque do grupo Hamas. No dia 7 de outubro, 251 pessoas foram feitas reféns, e Israel acredita que 50 delas ainda estejam na Faixa de Gaza, com cerca de 20 possivelmente vivas. Desde então, mais de 59 mil palestinos morreram e outros 143 mil ficaram feridos em Gaza, segundo dados divulgados pelas autoridades de saúde locais, até esta quarta-feira (23).

Circuito de megablocos no Rio recebe o nome de Preta Gil em homenagem à artista

Na noite desta quinta-feira, a Prefeitura do Rio de Janeiro comunicou que o circuito destinado ao trajeto dos megablocos durante o Carnaval levará o nome da cantora Preta Gil, que faleceu no dia 20 de julho, em Nova York, aos 50 anos, em decorrência de complicações causadas por um câncer no intestino.

A cantora, que será velada nesta sexta-feira no Theatro Municipal, conforme seu desejo, foi um dos grandes ícones do Carnaval carioca. Conhecida pelo famoso “Bloco da Preta”, ela encantou os foliões com sua alegria e amor pela festa. Desfilando por mais de duas décadas nesse circuito, Preta arrastava mais de 500 mil pessoas para celebrar a época mais especial do ano para ela.

Agora, o trajeto ganhará uma placa em homenagem: Circuito Preta Gil, que contará com pelo menos duas sinalizações permanentes ao longo do percurso dos blocos. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (22), no Diário Oficial do Município, pelo prefeito Eduardo Paes.

Cortejo e homenagem à cantora

Nos próximos carnavais da cidade, os desfiles dos blocos de rua passarão pelas ruas Primeiro de Março, do Rosário e do Ouvidor. Em seguida, seguirão pela Avenida Presidente Antônio Carlos, encerrando na Rua Araújo Porto Alegre.

Durante o anúncio do tributo à filha de Gilberto Gil, o prefeito Eduardo Paes ressaltou o legado da artista para o carnaval de rua:

Considerando a participação decisiva de Preta Gil na retomada do carnaval de rua no Centro do Rio, contribuindo para sua afirmação enquanto espaço urbano de cidadania cultural”, comentou o prefeito.


Circuito de megablocos no Rio recebe o nome de Preta Gil em homenagem à artista (foto:reprodução/Instagram/@pretagil)

O corpo da cantora chegou nesta quinta-feira (24) e será velado com acesso aberto aos fãs. A despedida ocorrerá nesta sexta-feira (25), das 9h às 13h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, localizado na Cinelândia, no Centro da cidade. Em seguida, haverá um cortejo nas imediações do local.

Para receber o público que deseja se despedir da artista, a Prefeitura do Rio organizou uma operação especial para facilitar o trajeto, com início na noite de quinta e encerramento previsto para as 18h da sexta-feira.

O corpo de Preta Gil será cremado no Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, onde ocorrerá uma cerimônia restrita a amigos e familiares.

Preta Gil deixa um filho, Francisco, de 30 anos, e uma neta de 9.

Homenagens dos fãs

Os artistas plásticos e irmãos Paulo e Pedro Terra criaram um mural em tributo à cantora nesta quarta-feira (23), na Estrada do Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo.


Homenagem feita pelos artistas plásticos para Preta Gil.(foto:reprodução/TV Globo)

A obra emocionante retrata Preta sorrindo, com as mãos unidas em forma de agradecimento. Ao lado, aparece o rosto de seu pai, o cantor e compositor Gilberto Gil, mandando um beijo para a filha, com a frase: “Obrigada por tudo”, logo abaixo.

O artista Paulo contou ao G1 que decidiu prestar essa homenagem após acompanhar a batalha de Preta contra a doença. Ele ainda comentou que, assim como tantos fãs, torcia pela recuperação da estrela, mas infelizmente ela partiu, surpreendendo todos que acreditavam em sua melhora.