Sobre Thamara Dutra

Graduanda em Comunicação Social. Compartilhando histórias e informação através da escrita

Entenda o que é crime de Favorecimento Pessoal, motivo da prisão do rapper Oruam

O rapper Oruam foi preso nesta quarta-feira (26) em flagrante pelo crime de favorecimento pessoal. A polícia realizava uma investigação na casa do cantor por causa do ocorrido no fim do ano passado, quando Oruam realizou disparos com armas de fogo em um condomínio fechado em São Paulo. No entanto, enquanto realizavam a busca, os policiais encontraram Yuri Pereira Gonçalves, traficante foragido da Justiça, na casa do rapper. Oruam foi preso e imediatamente conduzido à delegacia junto com Yuri, mas assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), um registro feito em casos de crimes com menor relevância, e foi liberado por volta das 10h40.

O que é crime de Favorecimento Pessoal?


Oruam é preso por Favorecimento Pessoal (Foto: Reprodução/G1)

De acordo com o Artigo 348, crime de favorecimento pessoal consiste em “auxiliar a subtrair-se à ação de autoridade pública autor de crime a que é cominada pena de reclusão”. Ou seja, é ilegal ajudar uma pessoa que é foragida da Justiça. Favorecimento pessoal é considerado um Crime contra a Administração da Justiça e a pena é de detenção que pode variar de um a seis meses. No entanto, se o foragido não for alvo de prisão a pena diminui para detenção de quinze dias a três meses com multa.

Contudo, a lei afirma que, se a pessoa que está prestando auxílio possuir algum grau de parentesco (ascendente, descendente, cônjuge ou irmão) com o foragido a pessoa torna-se isenta da pena. No caso de Oruam, a polícia não revelou nenhum grau de parentesco.

Oruam deixa a delegacia


Oruam deixa a delegacia (Foto: Reprodução/TV Globo)

Durante sua saída nesta manhã, Oruam afirmou que a bala usada no dia do disparo no condomínio em São Paulo era de borracha e que Yuri não é traficante. Além disso, o rapper demonstrou alegria ao dizer que voltaria tranquilamente para a sua casa e que o seu álbum recém lançado estava “bombando” do jeito que ele gostaria. Oruam vai responder pelo crime no Juizado Especial Criminal (Jecrim).

Oruam é solto pela polícia após abrigar foragido da Justiça em sua casa

O rapper Oruam foi solto pela polícia na manhã desta quarta-feira (26) por volta das 10h40. O artista foi enquadrado por “favorecimento pessoal” mas deixou a delegacia após assinar um termo circunstanciado. Oruam – nome artístico para Mauro Davi dos Santos Nepomuceno – é filho de Marcinho da VIP, que está preso por homicídio, tráfico e formação de quadrilha. Além disso, o pai do rapper também é apontado pelo ministério público como um dos chefes do Comando Vermelho.

Investigação na casa de Oruam

Oruam foi levado para a delegacia enquanto a polícia realizava uma busca em sua casa no Joá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, por conta de um episódio ocorrido no fim do ano passado, quando Oruam realizou disparos em um condomínio fechado em São Paulo.


Oruam deixa a delegacia (Reprodução/TV Globo)

Oruam estava em uma casa em SP, com diversas pessoas, em uma espécie de festa. Instigado por outros, pegou uma arma calibre 12 e realizou um disparo”, descreveu o delegado.

No entanto, enquanto realizavam a busca, a polícia encontrou Yuri Pereira Gonçalves, amigo do rapper, que estava foragido da justiça por tráfico de drogas e organização criminosa. O traficante possuía uma pistola 9mm com kit-rajada e munição. Por isso, Oruam foi enquadrado por “favorecimento pessoal”.

Oruam deixa a delegacia

Por volta das 10h40 da manhã, Oruam deixou a delegacia após assinar um termo circunstanciado. Além disso, o rapper afirmou que o amigo não é traficante e a bala usada no dia dos disparos no condomínio em São Paulo era de borracha.

Ele não é traficante. Ele é uma pessoa normal e é meu amigo. Eu não sabia que ele estava foragido. Naquele dia, era bala de borracha”, disse Oruam.

Vale lembrar que a investigação realizada hoje não tem relação com a prisão do rapper na semana passada, dia 20, após dar um “cavalo de pau” na frente de uma viatura da Polícia Militar. Na ocasião, Oruam foi preso mas pagou a fiança de 60 mil e foi solto.


Oruam mostra o dedo médio após pagar a fiança e deixar a delegacia na semana passada (Foto: Dilson Silva / AgNews)

Durante a sua saída da delegacia na manhã de hoje, o rapper afirmou que iria “voltar tranquilo para casa” e que o seu álbum recém lançado está “bombando” do jeito que ele queria.

Lula critica pedidos por anistia feitos por bolsonaristas no Congresso

Em uma entrevista dada nesta quinta-feira (20) à rádio Tupi FM, ao ser questionado sobre a possibilidade do Congresso aprovar o pedido de anistia dos participantes do dia 8 de janeiro, Lula criticou os pedidos de anistia dos bolsonaristas e afirmou que eles estão se “auto condenando”, pois estão pedindo por anistia antes de serem julgados.

Lula disse que os acusados devem provar a inocência deles

Em sua fala, o presidente afirmou que o fato de os bolsonaristas estarem pedindo anistia só prova que eles são realmente culpados e merecem ser condenados e que, ao invés disso, eles deveriam juntar provas a fim de comprovar a inocência deles.


Lula volta a criticar pedidos por anistia (Vídeo: reprodução/YouTube/Terra)

Só o fato de eles estarem pedindo anistia antes de serem julgados, eles merecem ser condenados. Se um cidadão está sendo julgado, ele não pode pedir perdão antes de ser julgado, ele tem que, primeiro, provar que é inocente, ele tem que juntar prova, ter advogado e juntar provas”, disse o presidente.

Lula continua sua declaração dizendo que eles serão julgados e que, depois disso, se eles forem de fato condenados, se discutirá o que se deve fazer com eles. “Uma boa cela e um tratamento com muito respeito aos direitos humanos é o que eles merecem. Se eles forem considerados culpados, é isso, não tem outra discussão!”, disse.


Lula diz que o ex-presidente está se auto condenando ao pedir anistia (Foto: reprodução/Youtube/Lula)

Lula diz que o ex-presidente está se auto condenando ao pedir anistia

Além disso, Lula ainda afirmou que o pedido de anistia do ex-presidente acerca da acusação de sua participação na Trama Golpista em 2022 também prova que ele é culpado e que, ao invés disso, “ele deveria estar tentando provar a sua inocência”.

Quando o ex-presidente fica pedindo anistia, está provando que é culpado, que cometeu crime. Ele deveria estar falando ‘Vou provar minha inocência!’”

Lula chamou Bolsonaro de mentiroso e reafirmou que ele deveria admitir seus crimes “Ele está dizendo: ‘Gente, eu sou culpado. Eu tentei bolar um plano para matar o Lula, tentei bolar um plano para matar o Alckmin, tentei bolar um plano para matar o Alexandre de Moraes.

O presidente encerrou seu depoimento dizendo que todos no país têm o direito de provar sua inocência e é isso que Bolsonaro deve fazer e afirmou que o Brasil não é uma monarquia hereditária e sim uma república democrática. A entrevista na íntegra está disponível no canal no YouTube do presidente.

Após quebra do sigilo, Moraes torna públicos os depoimentos de Mauro Cid

O Ministro Alexandre de Moraes derrubou nesta quarta-feira (19) o acordo de sigilo dos depoimentos dados por Mauro Cid durante a delação premiada e tornou os materiais públicos nesta quinta-feira (20). Os depoimentos do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro contribuíram de forma significativa para a investigação feita pela Polícia Federal e apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) na última terça-feira (18) que constam acusações contra o ex-presidente e sua participação na Trama Golpista em 2022.


Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Messias Bolsonaro (Foto: reprodução: Lula Marques/ AGÊNCIA BRASIL)

Materiais divulgados

No entanto, apesar da quebra do sigilo na manhã de ontem (19), Moraes ainda não havia liberado o acesso aos materiais, ou seja, aos depoimentos de Cid na íntegra. Porém, nesta quinta-feira (20), as mídias foram liberadas. Assista um trecho da delação:


Alexandre de Moraes divulga vídeo da delação de Mauro Cid; veja trecho (Vídeo: reprodução/YouTube/Metrópoles)

O documento será analisado pela primeira turma do STF

A denúncia apresentada pela PGR será avaliada pela primeira turma do STF, liderada por Alexandre de Moraes, eles decidirão o futuro dos denunciados. Além disso, Moraes estabeleceu um prazo de 15 dias para que os acusados enviem uma resposta escrita ao STF. O ex-presidente está sendo acusado dos seguintes crimes: liderança de organização criminosa armada; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União; tentativa de abolição violenta de Estado e deterioração de patrimônio tombado.

Além disso, a Procuradoria afirmou que Bolsonaro já possuía um discurso para sua retomada ao poder caso o golpe desse certo. O discurso, bem como o esquema do golpe foram encontrados na sala do ex-presidente e no celular de Mauro Cid.

Caso a denúncia seja aprovada, os acusados se tornarão réus e responderão criminalmente.

Ministro Alexandre de Moraes derruba sigilo de delação de Mauro Cid

Após a denúncia apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (18), que consta acusações contra Jair Bolsonaro e sua possível liderança na trama golpista em 2022, o ministro Alexandre de Moraes derrubou a ordem de sigilo dos depoimentos de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente.

A decisão

Com a queda do acordo de sigilo, todos os 14 depoimentos feitos por Mauro Cid na delação premiada fechada em 2023 tornaram-se públicos. Os depoimentos feitos por Cid colaboraram significativamente na investigação feita pela Polícia Federal para o fechamento das acusações que foram apresentadas ao STF pela Procuradoria. Na delação, o tenente-coronel forneceu informações importantes sobre a suposta trama golpista, venda de joias sauditas e fraudes em cartões de vacinação da Covid-19. De acordo com Moraes, não há mais necessidade de manutenção desse sigilo, visto que as equipes de defesa dos acusados devem ter acesso das informações fornecidas na delação, como já haviam solicitado.


Alexandre de Moraes derruba sigilo de delação de Mauro Cid (Vídeo: reprodução/YouTube/CNN)

No presente momento processual, uma vez oferecida a denúncia pelo procurador-geral da República, para garantia do contraditório e da ampla defesa […] não há mais necessidade da manutenção desse sigilo, devendo ser garantido aos denunciados e aos seus advogados total e amplo acesso a todos os termos da colaboração premiada”, disse o ministro.


Bolsonaro e Mauro Cid (Foto: reprodução/Metrópoles)

A denúncia

Além de Bolsonaro, outras 33 pessoas foram acusadas, dentre elas o ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos e o deputado federal Alexandre Ramagem. A PGR também informou que Bolsonaro possuía um discurso pós- golpe pronto caso o plano desse certo. O discurso, tal como o esquema do golpe, foram encontrados na sala do ex-presidente e no celular de Mauro Cid.

A denúncia será analisada pela primeira turma do Supremo, liderada por Moraes, que decidirá o futuro dos acusados. O ministro estabeleceu um prazo de 15 dias para que os denunciados enviem uma resposta escrita ao STF. Caso a denúncia seja aceita, os acusados tornam-se réus e responderão penalmente pelos crimes.

Bolsonaro tinha discurso pós-golpe pronto segundo a PGR

A Procuradoria Geral da República (PGR) apresentou nesta terça-feira (19) a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Além dele, outros acusados também foram cúmplices no plano de Golpe de Estado articulado em 2022 visando uma ruptura institucional. Ao todo, foram 34 acusados. De acordo com o documento apresentado, Jair Bolsonaro estava ciente de todos os atos, como também liderou a organização criminosa responsável pelos crimes antidemocráticos. Além disso, a PGR afirmou que o ex-presidente já possuía um discurso pronto para o pós-golpe, caso desse certo.

O discurso encontrado na sala de Jair Messias Bolsonaro reforça o domínio que este possuía sobre as ações da organização criminosa, especialmente sobre qual seria o desfecho dos planos traçados – a sua permanência autoritária no poder, mediante o uso da força”, disse a PGR.

Discurso foi encontrado na sala do ex-presidente e no celular de Mário Cid


Bolsonaro e seu ex-braço direito Mauro Cid (Foto: reprodução/Alan Santos/PR)

De acordo com a Procuradoria Geral da República, o discurso, assim como o esquema do plano de golpe, foi encontrado na sala do ex-presidente e também no celular de Mauro Cid, braço direito de Bolsonaro na época.

Tratava-se do discurso a ser recitado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no momento da efetivação do golpe de Estado. O mesmo texto também foi encontrado no aparelho celular de Mauro Cid”, de acordo com a denúncia.

O que acontece agora

Após a apresentação desta denúncia ao STF (Supremo Tribunal Federal), o caso será analisado pela primeira turma do Supremo. O ministro Alexandre de Moraes estabelecerá um prazo de 15 dias para que os acusados enviem uma resposta por escrito ao STF. A primeira turma do Supremo é formada por Moraes e os ministros Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino. Eles irão analisar o documento e apresentar a decisão. Caso seja aceita a denúncia, os acusados se tornam réus e deverão responder penalmente pelos crimes.


Turma liderada por Alexandre de Moraes irá decidir o futuro do ex-presidente (Foto: reprodução/Agência Brasil)

Por isso, vale lembrar que a apresentação da denúncia significa que a PGR encontrou provas suficientes contra os acusados. No entanto, não há condenação para nenhum deles até o momento.

Zé Felipe e Virgínia revelam crise recente no relacionamento e separação

O cantor Zé Felipe usou os stories do Instagram nesta segunda-feira (17) para interagir com os internautas e responder algumas perguntas dos seguidores. Ao ser questionado sobre sua relação com Virgínia Fonseca, Zé Felipe abriu o jogo e revelou uma crise recente dos dois e que levou o casal a se separar por alguns dias. Zé Felipe e Virgínia estão juntos há mais de 4 anos e são pais de Maria Alice, Maria Flor e José Leonardo.

Separação

Na ocasião, o cantor revelou que ele e a apresentadora do “Sabadou com Virgínia” ficaram separados por 6 dias. O pai das Marias revelou detalhes e relembrou que durante a crise do casal ele ficou dormindo fora do quarto, no sofá.

“Dormindo no sofá e tudo mais. A gente ficava de boa o dia inteiro”, acrescentou Virgínia.

Zé completou dizendo que eles “não olhavam na cara um do outro” e mal conversavam no dia a dia. Segundo ele, até as brincadeiras eram bem raras no cotidiano do casal nesse período.

Mas, tipo, resenha bem pouca e não olhava na cara um do outro também não. Ela não olhava, eu estava dormindo no sofá”, revelou o cantor.


Zé Felipe, Virgínia e os filhos (Foto: reprodução/Instagram/@virginia)

Relacionamento fortalecido

No entanto, o casal afirmou que a crise serviu para que os dois voltassem mais apaixonados e se amando mais. Segundo eles, a separação durou 6 dias e depois disso os dois decidiram reatar o relacionamento. “Voltamos mais fortes e unidos. […] O que Deus une, ninguém separa” finalizou o cantor.

Há um mês atrás, o filho de Leonardo usou as redes sociais para rebater alguns apontamentos feitos por videntes sobre o fim do seu relacionamento com Virgínia. Zé Felipe fez alguns stories rebatendo e disse que não tem medo das tais “previsões”. Segundo ele, o sentimento mais bonito que existe é a fé, independente de religião, ele afirmou que a fé e a espiritualidade existem, por isso, escolhe absorver coisas boas para sua família.

Ana Hickmann fala sobre ganho de peso, cuidados com o corpo e revela quantos quilos ganhou em 2024

Em um vídeo publicado nesta segunda-feira (17), Ana Hickmann conversou com os internautas sobre as questões relacionadas ao seu corpo. A apresentadora revelou que ganhou quase 16 quilos em 2024 e contou que está retomando os cuidados com a sua saúde e seu corpo.

Cuidados com o corpo e rotina de exercícios

Ana contou que três dias antes do ano novo, em sua viagem para Paraty, ela decidiu iniciar a prática de atividades físicas mesmo sem ter acesso a uma academia no momento.

A Bel fala que não tem desculpa, você pode treinar em casa, na rua, no quarto de hotel, não importa! […] Coloquei uma league, um top, um tênis e fomos correr na praia”, disse a ex-modelo.

Hickmann disse que no primeiro dia teve dificuldade para retomar os exercícios “Meu fôlego estava horrível”, confessou, devido ao tempo que ficou sem treinar, mas nos dias seguintes percebeu uma evolução. Ana disse que iniciou o primeiro dia fazendo 30 minutos de corrida, no seguinte ela conseguiu 40 minutos e no terceiro 45. “Aí eu falei, ‘Se eu consigo fazer 45, eu consigo fazer muito mais”, disse otimista.

Treinos intensificados e mudanças na alimentação

A apresentadora da Record revelou que intensificou sua rotina de treinos depois que voltou para São Paulo, com 6 dias de exercícios e 1 de descanso na semana. Além disso, Ana disse que a alimentação em sua casa também mudou radicalmente e que alguns alimentos foram cortados de sua dieta, voltando aos antigos costumes.

Eu voltei com tudo aquilo que fazia antigamente que era: zero açúcar, zero farinha branca, buscando mais saladas, verduras e proteínas de boa qualidade.”

A apresentadora relatou que percebeu uma mudança significativa em sua disposição desde que adquiriu tais hábitos. Ana relembrou os comentários que recebeu no último ano devido ao seu ganho de peso – que não ficou tão aparente devido a sua altura – e disse que ficou um pouco abatida com as críticas no início, mas depois decidiu ignorar as críticas e cuidar da sua saúde.

Eu fiquei um pouco mal com isso no começo até por conta das cobranças, ouvi coisas muito ruins. Mas depois pensei: ‘Que se lasquem os comentários, eu preciso saber da minha saúde’.”


Ana Hickmann relembra críticas que recebeu sobre seu corpo (Foto: reprodução/Youtube/Canal Ana Hickmann)

Ana encerra seu relato dizendo que já conseguiu perder boa parte desse peso, retomou os seus cuidados estéticos e possui alguns objetivos pessoais que decidiu não revelar aos internautas para não gerar nenhum tipo de comparação ou influência negativa “Cada corpo é uma sentença, em cada idade a gente passa por uma história e é muito importante fazer tudo com qualidade de vida e com saúde”.

A apresentadora concluiu dizendo que não existe nenhuma “receita de bolo” que possa ser compartilhada nessas horas e sim buscar ajuda profissional para atingir seus objetivos da melhor forma possível.

Elon Musk defende eliminação de agências federais para reformar governo dos EUA

O bilionário Elon Musk afirmou, nesta quinta-feira (13), que muitas agências devem ser eliminadas como parte da reforma radical do governo dos EUA comandada pelo presidente Donald Trump. Elon comanda o Departamento de Eficiência Governamental do governo de Trump, cujo objetivo é reduzir ao máximo os custos públicos a fim de equilibrar as contas públicas governamentais. A declaração do bilionário foi feita por uma videochamada durante a Cúpula de Governos Mundiais, na cidade de Dubai.

As ações de Musk têm provocado pânico entre os funcionários e diversos protestos públicos após o bilionário tomar como iniciativa a demissão voluntária em massa dos funcionários da CIA e o fechamento da maior agência de ajuda humanitária dos Estados Unidos ao mundo, a USAID. Elon, no entanto, defendeu suas ações.


Trump defende iniciativas de Musk (Vídeo: reprodução/YouTube/Jovem Pam News)

De acordo com o bilionário, o objetivo principal deve ser deletar as agências por inteiro. Segundo ele, “é como deixar uma erva daninha, se você não remover as raízes é fácil para ela crescer novamente”.

Mas se você remover, isso não impede que as ervas daninhas voltem, mas torna mais difícil. Então temos que realmente eliminar agências inteiras, muitas delas”, disse.

Musk chama funcionários públicos do governo de burocratas e recebe apoio de Trump

Elon ainda chamou os funcionários de burocratas e afirmou que o objetivo dele e do presidente é “restaurar o governo do povo” e para isso é necessário “reduzir a regulamentação“. Até o momento, Musk tem recebido total apoio de Donald Trump em suas iniciativas.

Em uma entrevista dada à Fox News neste domingo (9), Trump confirmou seu apoio ao bilionário e disse que irá emitir uma ordem ao seu departamento para investigar supostas fraudes da área da Educação e das Forças Armadas. “O povo me elegeu para isso”, disse Trump. A investigação deve acontecer nos próximos dias. Donald ainda disse que Elon não está ganhando nenhuma remuneração para executar o trabalho e o elogiou: “Na verdade, eu me pergunto como ele consegue dedicar tempo a isso”.


Musk têm recebido total apoio de Trump em suas ações (Reprodução/Brandon Bell/Associated Press)

A Doge

O Departamento comandado por Elon Musk foi criado pelo presidente para investigar e eliminar os gastos desnecessários do governo. A criação do órgão gerou bastante polêmica, isso porque a nomeação de Musk não foi avaliada e aprovada pelo Senado. A Casa Branca tem autoridade para confirmar ou rejeitar as nomeações que o presidente faz às suas Secretarias.

Na semana passada, foi revelado que Musk estava tentando obter acesso a dados do Tesouro dos Estados Unidos, incluindo dados pessoais extremamente sensíveis. Um juiz emitiu uma ordem e proibiu que o Departamento tivesse acesso a estes dados e ao sistema de pagamentos do Tesouro. Trump criticou tal ação.

FAB derruba avião com drogas que vinha pela fronteira com a Venezuela

A Força Aérea Brasileira (FAB) derrubou um avião que transportava drogas e entrou ilegalmente no país pela fronteira com a Venezuela na manhã desta terça-feira (11), dois homens estavam a bordo na aeronave e morreram na queda. A informação foi confirmada pela FAB nesta quarta-feira.


FAB abateu uma aeronave vinda da Venezuela transportando drogas (Vídeo: reprodução/X/@aero_in)

Apoio da Polícia Federal

A ação contou com a participação da Polícia Federal e foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). A FAB afirmou que adotou todos os procedimentos de acordo com as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA) visando confirmar a identidade da aeronave e forçar seu pouso. As ordens, no entanto, não foram acatadas, considerando-se que se tratava de uma aeronave “hostil”, conforme a legislação aérea, após não atender aos critérios descritos no Decreto n° 5144.

Sem resposta positiva por parte da aeronave, foi necessário entrar com medidas de persuasão, em que são efetuados tiros de aviso de modo que os traficantes sejam persuadidos a obedecer às ordens transmitidas. Os traficantes não acataram as ordens, dessa forma, a aeronave “hostil” foi submetida a Tiros de Detenção (TDE) a fim de impedir a continuidade do voo. A aeronave colidiu com o solo e logo pegou fogo em uma região de floresta próxima à Manaus (AM).

Essa medida é utilizada como último recurso, após a aeronave interceptada descumprir todos os procedimentos estabelecidos e forçar a continuidade do voo ilícito”, apontou a FAB.


A aeronave caiu em uma área de mata; dois homens morreram (Foto: reprodução/Força Aérea Brasileira)

Dois traficantes mortos

A corporação confirmou que dois homens foram encontrados mortos no local da queda da aeronave, além disso, foram encontradas drogas no interior do avião. Até o momento, o modelo da aeronave e o tipo de drogas encontradas não foram revelados pela Força Aérea.