A Força Aérea Brasileira (FAB) derrubou um avião que transportava drogas e entrou ilegalmente no país pela fronteira com a Venezuela na manhã desta terça-feira (11), dois homens estavam a bordo na aeronave e morreram na queda. A informação foi confirmada pela FAB nesta quarta-feira.
Apoio da Polícia Federal
A ação contou com a participação da Polícia Federal e foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). A FAB afirmou que adotou todos os procedimentos de acordo com as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA) visando confirmar a identidade da aeronave e forçar seu pouso. As ordens, no entanto, não foram acatadas, considerando-se que se tratava de uma aeronave “hostil”, conforme a legislação aérea, após não atender aos critérios descritos no Decreto n° 5144.
Sem resposta positiva por parte da aeronave, foi necessário entrar com medidas de persuasão, em que são efetuados tiros de aviso de modo que os traficantes sejam persuadidos a obedecer às ordens transmitidas. Os traficantes não acataram as ordens, dessa forma, a aeronave “hostil” foi submetida a Tiros de Detenção (TDE) a fim de impedir a continuidade do voo. A aeronave colidiu com o solo e logo pegou fogo em uma região de floresta próxima à Manaus (AM).
Essa medida é utilizada como último recurso, após a aeronave interceptada descumprir todos os procedimentos estabelecidos e forçar a continuidade do voo ilícito”, apontou a FAB.
Dois traficantes mortos
A corporação confirmou que dois homens foram encontrados mortos no local da queda da aeronave, além disso, foram encontradas drogas no interior do avião. Até o momento, o modelo da aeronave e o tipo de drogas encontradas não foram revelados pela Força Aérea.