É uma tradição clássica no meio artístico que, antes de uma grande apresentação, os artistas façam uma série de pedidos para si mesmos e para toda a equipe envolvida. No entanto, em um festival que está prestes a completar quatro décadas de existência, como o Rock In Rio, essa tarefa pode não ser nada fácil, dado que por lá já passaram grandes nomes da música mundial e alterações podem ser feitas de última hora.
Em uma entrevista à revista Quem, Ingrid Berger, responsável por receber todos os pedidos (que costumam vir descritos em um documento conhecido como rider técnico) e implementá-los nos camarins, descreveu algumas das exigências mais inusitadas feitas ao longo dos últimos anos por diversos artistas. Na segunda edição, realizada em 1991, o Guns N’ Roses pediu 28 pratos de fettuccine, que acabaram não sendo consumidos e foram distribuídos entre a equipe do evento.
Rosas do mesmo tamanho e camarim totalmente branco
Nas listas de exigências, é comum que o artista peça uma série de itens que visam ajudá-lo a descansar para entregar uma boa apresentação. Esse conceito foi levado a sério pelo cantor Elton John em sua passagem pelo país em 2011, solicitando um sofá-cama com um jogo de 400 fios, além de uma camareira e 32 rosas de tamanho igual. Em 2017, a banda de pop punk Fall Out Boy expressou o desejo de ter jantar disponível antes do show, desde que a comida fosse local e incluísse opções vegetarianas e veganas, e nenhum talher de plástico.
Entre as mulheres, cujas quais a produtora destaca serem os camarins “mais especiais e com mais charme”, devido as inúmeras exigências, se destacam as passagens de Rihanna que, no seu show de 2011, baniu a cor amarela do seu camarim, por não gostar dela e Beyoncé que, na sua última passagem pelo Brasil em 2013, pediu 10 camarins para ela e toda a equipe. Todos eles deveriam ter as paredes e tetos forrados em tecido brancos e drapeados.
Preocupação com a reciclagem
Ao longo de nove edições brasileiras, o festival, que também teve passagens em Portugal e nos Estados Unidos, testemunhou a presença de artistas que demonstraram preocupação com o impacto de sua produção no ambiente local. Em 2013, John Mayer chegou a solicitar a disponibilização de lixeiras específicas para a separação dos resíduos gerados por ele e sua equipe durante a noite. Eles também requisitaram um cardápio que incluía frutas, chás e saladas.
Foto destaque: Rock In Rio. (Foto: Reprodução/I Hate Flash/ Wesley Allen)