A Academia de Artes e Ciências Televisivas divulgou nesta terça-feira (20), algumas mudanças no regulamento do Emmy. A princípio terá um limite de votos que seus membros poderão exercer por indicações, reduzindo para cinco ou seis, evitando que grandes produções dominem as categorias e abra espaço para projetos menos conhecidos, receberem o prêmio.
As alterações não param por aí, as regras classificatórias em categorias como “Melhor Programa de Variedades- Talk Show” e “Melhor Programa de Variedades- Esquetes”, passam a ser nomeadas por “Melhor Série de Talk Show” e “Melhor Série de Variedade Roteirizada”.
Nesse novo regulamento, as séries concorrentes a primeira categoria precisam possuir entrevistas e quadros sem roteiro, enquanto a segunda deve conter produções com números musicais, monólogos roteirizados e esquetes, além de algumas partes em improviso.
Não é de hoje que as organizadoras de premiações como o Emmy, têm buscado dar espaço para produções além dos estúdios hollywoodianos, isso por que o há uma forte concentração de prêmios para os longas mais famosos, ofuscando trabalhos muito talentosos como o filme “Parasita”, direção de Bong Joon-ho, e vencedor do Oscar 2020.
Cena do filme “Parasita” (Reprodução/ Pinterest)
“Parasita” é uma produção com elenco, direção e roteiro coreano, que ao ser lançado, liderou os cinemas de vários países, e deu visibilidade a indústria cinematográfica da Coreia, levando junto novos projetos como “Round 6”, de elenco também coreano, e vencedor de várias categorias das premiações.
Além disso, com essas mudanças, até mesmos produções de custo mais inferiores, realizadas nos estúdios americanos, acabam tendo a oportunidade de concorrer e serem votadas, sem que alguns projetos maiores ganhem praticamente todas as categorias como as séries da Netflix que lideram a quantidade de troféus ganhos, em destaque “Stranger Things”.
Elenco de Stranger Things na premiação do “Emmy” (Reprodução/ Pinterest)
As mudanças no regulamento devem ocorrer oficialmente em 2023, na 75° edição da premiação, que ainda não possui data definida.
Foto Destaque: Logo do Emmy. Reprodução/ Pinterest