Greta Gerwig presidirá o Festival de Cinema de Cannes em 2024

Gabriel Viana Por Gabriel Viana
3 min de leitura

Nesta quinta-feira (14) foi anunciado quem presidirá o Festival de Cinema de Cannes de 2024. E a escolhida será Greta Gerwig, que vai assumir o júri da 77ª edição da premiação que acontecerá em maio do ano que vem.

O Festival de Cinema de Cannes é um dos principais eventos que envolvem a 7ª arte, e tem como objetivo valorizar as produções do ano e abrir debates sobre o futuro cinema, além de gerar uma troca de experiências única envolvendo artistas de todo o mundo. Greta será a primeira mulher americana a presidir o festival. E em entrevista ao portal “Deadline”, para a diretora, Cannes é um lugar especial, onde o assunto principal é a sua paixão, dizendo:

“Eu amo filmes – amo fazê-los, amo ir vê-los, amo falar sobre eles. Como cinéfilo, Cannes sempre foi o ápice do que a linguagem universal dos filmes pode representar… Estar no lugar da vulnerabilidade, em um cinema escuro cheio de estranhos, assistindo a um filme totalmente novo é o meu lugar favorito.”  


Assista ao trailer de “Barbie”. (Vídeo: reprodução/YouTube/Warner Bros. Pictures Brasil)


Efeito “Barbie”

Não tem como falar de Greta em 2023 e não citar “Barbie”. A diretora teve ano de sucesso, o fenomeno do longa da boneca, não impulsionou somente o produto da Mattel, que viu neste ano o filme alcançar a marca de um bilhão de dólares em bilheteria, mas fez também com que Greta se tornasse a primeira mulher a alcançar a marca expressiva.

Outros produtos da “Barbie” cresceram esse ano graças ao longa, a produção “Barbie: Life in the Dreamhouse” alcançou o top-10 da Netflix em julho deste ano graças ao efeito “Barbie” que alcançou a milhões de pessoas ao redor do mundo. Essa não será a última produção da Mattel, que planeja uma sequência e uma adaptação de outra boneca, a da Polly Pocket.

Carreira

O envolvimento de Greta no cinema é notório, visto que a diretora, atriz e roteirista é a quinta mulher na história ser indicada ao Oscar de melhor direção, ganhou prêmios e indicações em festivais de filmes independentes. Os seus maiores sucessos antes de “Barbie” foram “Lady Bird” e “Little Women”.

Foto em destaque: Greta Gerwig em ação publicitária da @julieknailsnyc. (Reprodução/Instagram/Yulia Gorbachenko (@yuliagorbachenko)/@julieknailsnyc)

Deixe um comentário

Deixe um comentário