Lanús supera Atlético-MG nos pênaltis após jogo morno e é campeão da Sul-Americana 2025

Clube mineiro volta ao Brasil carregando uma grande frustração nas costas após não entregar uma boa atuação ao longo dos 120 minutos + pênaltis

22 nov, 2025
Galo perde final continental pelo segundo ano seguido | Reprodução/Getty Images Embed/Christian Alvarenga
Galo perde final continental pelo segundo ano seguido | Reprodução/Getty Images Embed/Christian Alvarenga

A equipe do Atlético-MG disputou na tarde deste sábado (22), sua maior partida na temporada: A final da CONMEBOL Sul-Americana, contra o Lanús — disputada em campo neutro na cidade de Assunção, Paraguai. Em uma decisão dramática, longa e equilibrada, as equipes empataram em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, decidindo o título nas penalidades.

O clube mineiro vinha de uma derrota para o Bragantino, na última semana, mas seguia confiante de que era o favorito para levantar a taça no Defensores del Chaco.

Tempo regulamentar apático

O Atlético começou pressionando o Lanús, mas a primeira chegada perigosa foi argentina: Quando Carrera recebeu na entrada da área e finalizou para boa defesa de Everson. A partir dos 18 minutos, o Galo encontrou mais espaço.

Logo depois, Alan Franco arriscou de longe, por cima, e logo depois Arana recebeu na área e exigiu grande defesa de Losada. Aos 26, o Atlético teve sua melhor oportunidade da etapa: Bernard cobrou falta com categoria, carimbando a trave. Nos minutos finais, Igor Gomes ainda tentou de fora, mas chutou fraco. Já nos acréscimos, Carrera voltou a assustar, batendo rente à trave.


Melhores momentos da decisão (Vídeo: reprodução/YouTube/ESPN Brasil)


A segunda etapa começou mais lenta, com poucas jogadas de perigo: Aos 13, Dudu finalizou da entrada da área e Losada espalmou para escanteio. O Lanús respondeu aos 20, quando Castillo cabeceou para fora após cruzamento de Marcelino Moreno. O Atlético voltou a ameaçar pouco depois: Hulk tocou para Junior Alonso, que bateu de longe, acima do gol.

Aos 27, Hulk cobrou falta de intermediária pela linha de fundo. Na sequência, Medina arriscou e Everson defendeu firme. No fim, aos 44, Castillo teve boa chance ao invadir a área, mas finalizou para fora. O jogo seguiu empatado.

Prorrogação intensa e disputa de pênaltis

O tempo extra já começou a todo vapor, com Watson exigindo boa defesa de Everson. Em seguida, Biel respondeu pelo Galo, invadindo a área e batendo para fora. Estes lances já demonstraram um aumento na intensidade do confronto.

O camisa 77 ainda teve outra boa oportunidade de cabeça, mas Losada salvou. Nos minutos finais, Rony deixou Biel cara a cara com o goleiro, que mais uma vez evitou o gol atleticano, e assim a disputa do título acabou indo parar nos pênaltis.


Disputa de pênaltis na íntegra (Vídeo: reprodução/YouTube/ESPN Brasil)


A disputa começou com os goleiros aparecendo. Everson defendeu a cobrança de Walter Bou, e Losada parou o chute de Hulk logo em seguida. Izquierdoz abriu o placar para o Lanús, e Gustavo Scarpa empatou. Marcich colocou os argentinos na frente novamente; Igor Gomes converteu para o Galo. Aquino fez 3 a 2, e o chute de Biel parou em Losada.

Lautaro Costa teve o título nos pés, mas isolou por cima do travessão. Everson deixou tudo igual, levando a decisão para as alternadas. Agustín Cardozo e Alexsander converteram. Watson colocou o Lanús à frente, fazendo 5 a 4. Vitor Hugo então bateu fraco, e Losada defendeu novamente, garantindo o título ao clube argentino.

Foi a segunda conquista da Sul-Americana pelo Lanús, que já havia levantado o troféu em 2013. Após o título perdido, o atacante Biel, responsável por ter perdido duas chances claras na prorrogação, e por um dos pênaltis perdidos na disputa, falou em entrevista.

“Fiquei mais abalado quando o jogo acabou. Durante a partida, eu sempre mantive o pensamento positivo de entrar para decidir. Infelizmente, não consegui concluir bem as jogadas, mas entendo a raiva do torcedor, entendo agora a frustração. Agora é continuar trabalhando e voltar mais forte”

Agora, o Galo agora volta o foco para o Brasileirão, onde enfrenta o Flamengo, líder do campeonato, em duelo decisivo para a disputa pela ponta da tabela — às vésperas da grande final da Libertadores.

Mais notícias