Botafogo derrota Ceará pelo Brasileirão e segue na disputa pelo G4
Glorioso desencanta fora de casa com direito a golaço de Jeffinho e continua na cola para entrar na zona de classificação direta para Libertadores
A equipe do Botafogo enfrentou o vozão nesta noite de domingo (20), jogando no Castelão. A partida, válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, era importante para que os cariocas se mantivessem próximos do Mirassol — almeijando o 4º lugar na tabela do campeonato, que já garante vaga para a fase de grupos da Libertadores de 2026, a grande meta do glorioso na temporada. Vale lembrar que o Leão Caipira também entrou em campo esta noite, derrotando o São Paulo por 3 a 0, no Estádio Maião.
Era necessário uma atuação consistente para recuperar a confiança de sua torcida, amargurada por conta da derrota maiúscula no clássico contra o Flamengo, no último meio de semana.
Alvinegro (adversário) leva a melhor
Jogando em casa, o Ceará teve mais posse e controlou o jogo. Logo aos 9 minutos, a primeira grande chance veio: Lucas Mugni cobra uma falta venenosa mirando no gol, e Pedro Raul faz um leve desvio para enganar o goleiro Léo Linck — que se manteve bem atento e fez uma defesa na medida, com o peitoral.
Entretanto, mesmo com todo esse volume, não conseguiu transformar esse domínio todo em chances reais. E a situação dos cearenses se complicou a partir do momento que o Botafogo foi eficaz ao colocar tudo o que sabe em campo. A primeira grande chance dos cariocas foi aos 23 minutos — quando Vitinho recebeu um lindo lançamento de Allan na ponta, e em seguida cruzou para Santi Rodriguez, que falhou na mira após chute de primeira, mandando para fora do gol.
Melhores momentos da partida (Vídeo: Reprodução/YouTube/ge tv)
Depois de toda essa pressão, o vozão enfim viu o placar ir totalmente contra o cenário do começo da partida: Aos 38 minutos, Newton abriu para Santi Rodríguez, que achou Chris Ramos nas costas da zaga. O atacante dominou com categoria e bateu cruzado para colocar os visitantes na frente.
Ainda sim, a equipe mandante teve algumas boas oportunidades de empatar antes do intervalo. A principal delas foi aos 42 minutos, quando Pedro Raul aproveitou a sobra de bola de Galeano, tirou do goleiro Léo Linck, mas Marçal apareceu no momento certo para defender de cabeça em cima da linha.
Jejum saciado
O ritmo caiu na volta do intervalo, e as chances diminuiram pelos dois lados. O meio-campista Vina, que entrou no intervalo, tentou liderar a reação cearense com finalizações de fora da área, mas sem grande perigo. Enquanto isso Botafogo se manteve seguro, por conta da vantagem no placar, e assim apenas seguiu esperando a oportunidade certa para armar um bom contra-ataque.
Com isso, o gol do alívio enfim veio ao 33 minutos, após uma jogada coletiva da equipe: Começou com um cruzamento de Vitinho, e uma finalização na trave de Chris Ramos. Logo depois, Jeffinho aproveitou o rebote com uma tentativa de voleio (ou uma meia-bicicleta), para ampliar e levar todo o elenco ao delírio. Com a vitória praticamente consolidada, o glorioso apenas segurou o jogo nos poucos minutos restantes até o apito final.
Ver essa foto no Instagram
Golaço de voleio marcado por Jeffinho (Vídeo: reprodução/Instagram/@botafogo)
O motivo de tanta comemoração não foi para menos: A vitória encerra a sequência negativa do Botafogo, que vinha de duas derrotas seguidas no campeonato para Inter e Flamengo, sem se quer conseguir marcar gols. Foi uma partida para demonstrar mais solidez da equipe para seu torcedor, que tanto anseia para ver seu clube em alto nível de novo, após o fantástico ano que viveu em 2024.
Após a partida, o técnico Davide Ancelotti expressou seu contentamento com o desempenho apresentado por sua equipe:
“Quero parabenizar os jogadores pelo esforço de hoje. Ganhar aqui não é fácil. Para nós é uma vitória importante. Apesar das dificuldades, é verdade que temos muitas ausências, mas o grupo sabe o objetivo que temos e está comprometido. O escudo que carregamos é pesado, e seguimos com confiança.”
Agora, com a disputa das semifinais da Libertadores e Sul-Americana neste meio de semana, o clube de General Severiano retorna apenas no próximo fim de semana, em jogo contra o Santos no Estádio Nilton Santos, com expectativa de uma multidão botafoguense presente para apoiar a Estrela Solitária em mais uma decisão.
