Arbitragem admite erro do VAR em pênalti não marcado para o Grêmio

Rodrigo Fernandes Por Rodrigo Fernandes
2 min de leitura

Na noite da última segunda-feira (18), Corinthians e Grêmio empataram pelo placar de 4 a 4, em jogo válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, dentro da Neo Química Arena. Mesmo sendo uma das melhores exibições da edição de 2023, o confronto ficou marcado por diversos erros de arbitragem que podem ter influenciado no resultado final da partida. 

Depois de um pênalti não marcado a favor do Grêmio, em lance que aconteceu aos 48 minutos do segundo tempo, a Confederação Brasileira de Futebol decidiu afastar a equipe de arbitragem envolvida no jogo, tendo Wilton Pereira Sampaio como árbitro principal e Emerson de Almeida Ferreira responsável pelo VAR. 

Decisão da CBF

Na manhã desta terça-feira (19), o gerente técnico do VAR, Péricles Bassols, analisou o lance em questão, ressaltando o erro que a equipe de arbitragem do duelo acabou cometendo. Segundo ele, a posição do braço de Yuri Alberto não ocupava um espaço de forma natural, o que deveria resultar na penalidade máxima. 


Lance polêmico em Corinthians vs Grêmio (Foto: Reprodução/Instagram/@fanaticosporfutebol)


“Aos 48 minutos da segunda etapa, o atleta número 9 da equipe de branco e preto, está com o braço em posição antinatural e aumentando seu espaço corporal. O bloqueio da bola com o braço nesta ação caracteriza a infração de pênalti, portanto uma penalidade deveria ser marcada no campo de jogo. E quando não marcada, o VAR deveria recomendar revisão para tal ação”, declarou Bassols. 

Áudio do VAR

Em regulamentação obrigatória imposta pela CBF, a comunicação entre o VAR e o árbitro de campo precisa ser divulgada, como forma de justificar a decisão atribuída. A interpretação errada da arbitragem foi punida com o afastamento dos responsáveis. 

Em áudio vazado, o responsável pelo VAR entendeu que o atacante do Corinthians bloqueou a bola em um movimento natural, não intencional, por isso não chegou nem a pedir a revisão de Wilton Pereira Sampaio na cabine de vídeo. 

 

Foto destaque: Wilton Pereira Sampaio, árbitro FIFA. Reprodução/Instagram/@gremioinfo

Deixe um comentário

Deixe um comentário