A Federação Internacional de Futebol Associação, anunciou de forma oficial a mudança no formato da Copa do Mundo, a partir de 2026. Nessa ocasião, o Mundial será disputado com a participação de 48 seleções, tendo 12 grupos e 4 equipes em cada um. A decisão foi confirmada pelo Conselho da Fifa, patente mais alta da entidade.
De acordo com o regulamento, o primeiro e o segundo lugar dos grupos, já estarão garantidos na fase de mata-mata do torneio, além disso, os oito melhores terceiros colocados, também terão vaga na etapa eliminatória. Sendo assim, 32 países estarão presentes na classificação até a decisão final, portanto, agora serão necessárias oito partidas para alcançar o título, em vez de sete.
A decisão de aumentar o número de seleções na Copa do Mundo, tinha a ideia inicial de fazer a divisão de 16 grupos, tendo apenas 3 equipes em cada um. Apenas os dois primeiros se classificariam e fechariam os 32 times nas fases eliminatórias.
A Fifa voltou atrás da sua decisão, por perceber certos problemas que envolviam o formato de 16 grupos. Um deles, seria que uma seleção teria descanso em uma determinada rodada, o outro motivo é a possibilidade de uma combinação de resultado nas últimas partidas, dependendo dos resultados anteriores.
Troféu da Copa do Mundo (Foto: Reprodução/Instagram)
O fator “emoção”, foi um outro motivo que fez a entidade máxima do futebol considerar a permanência de quatro integrantes em cada grupo. A Copa do Mundo do Catar, especialmente, teve alguns casos de jogos decididos nos últimos minutos, como o exemplo da Alemanha, que perdeu a sua classificação para o mata-mata nos momentos finais da outra partida.
Outra grande razão, foi a prioridade em elevar a quantidade de jogos para o Mundial de 2026. Com os 12 grupos de 4 seleções, teremos no total 104 confrontos na Copa do Mundo, em vez das 80 partidas programadas anteriormente pela Fifa.
Foto destaque: Lionel Messi com o troféu da Copa do Mundo de 2022. Reprodução/Instagram