Duas pessoas morreram e cerca de oitenta ficaram feridas no tumulto que ocorreu ao redor do Estádio Internacional de Basra, no Iraque. Milhares de torcedores sem ingresso se reuniram na tentativa de assistir à final da Copa do Golfo que se realizou hoje, às 13h (horário de Brasília). Ambulâncias foram socorrer os feridos. Há cinco horas antes do início da partida, o estádio, que comporta 65 mil pessoas, já estava lotado.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>BREAKING: Two people were killed and dozens injured in a stampede at a stadium in Basra ahead of the Arabian Gulf Cup final between Iraq and Oman today. The match was due to kick off at 7 pm (1600 GMT). <a href=”https://t.co/70UQb8r09s”>pic.twitter.com/70UQb8r09s</a></p>— Veer Vikram Mukherjee (@MukherjeeVeer) <a href=”https://twitter.com/MukherjeeVeer/status/1616019297750634496?ref_src=twsrc%5Etfw”>January 19, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
O primeiro-ministro iraquiano, Mohamed Shia al Sudani, viajou ao local, a 450 quilômetros da capital Bagdá. Ele se manifestou, solicitando que todos mantivessem a calma e respeitassem as normas de segurança de acesso aos estádios. O Ministro do Interior também pediu para que os torcedores sem ingresso não se dirigissem ao estádio e para que as instruções das autoridades fossem obedecidas. Da mesma forma, o exército pediu que se possa “encerrar o campeonato de forma civilizada e que honre o Iraque“.
É a primeira vez em 44 anos que o Iraque é anfitrião da Copa do Golfo, que acontece a cada dois anos, em função da atribulada crise política do país e das condições de segurança. Por isso, esta 25ª edição Copa é encarada como uma oportunidade de restaurar a imagem do Iraque. A escolha de Basra, ao sul do país, foi pela distância da capital Bagdá e dos focos de disputa política.
A Copa do Golfo reuniu Iraque, Kuwait, Omã, Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Iêmen e Emirados Árabes Unidos. Apesar do ocorrido, a final se realizou com vitória do Iraque sobre Omã por 3 a 2. Foi o quarto título do país, que não vencia a competição desde 1988. Omã tem dois títulos – o último, de 2017.
Outro incidente já havia marcado essa edição da Copa do Golfo na segunda-feira (16), em um acidente de trânsito que envolveu torcedores rumo à partida entre Iraque e Catar. Na ocasião, sete pessoas morreram e trinta ficaram feridas.
Segundo declaração do porta-voz do Ministério do Interior Saad Maan à AFP, os torcedores foram dispersos e não houve mais confusão.
Foto Destaque: Pessoas amontoadas ao redor do estádio em Basra. Reprodução: Instagram/Voa Deewa News