A Seleção Francesa de Futebol garantiu a vaga para sua quarta final de Copa do Mundo, a segunda seguida, após vencer Marrocos na semifinal por 2 a 0 nesta quarta-feira (14), no estádio Al Bayt. Os gols dos Azuis foram de Theo Hernández e Kolo Muani.
Com o resultado, a seleção europeia confirma não somente o favoritismo para chegar na decisão, mas a resiliência de um elenco que perdeu jogadores importantes por lesão antes do início da competição – a exemplo de N’Golo Kanté e Karim Benzema – e durante ela – caso de Lucas Hernandéz, que se machucou na primeira fase da copa. Sua rival na final é a Argentina, o que gera um confronto inédito em decisões da competição.
Já os Leões do Atlas não conseguiram elevar a já consagrada campanha. Foram dois desfalques antes do jogo: Cheddira, expulso, e Aguerd, lesionado. Além disso, ainda perderam o capitão Saiss aos 20 minutos de jogo. A primeira seleção árabe e do continente africano a chegar às semifinais terá a Croácia como adversária na disputa de terceiro lugar no próximo sábado (17).
Em campo, apesar do domínio da posse de bola por parte de Marrocos, o que foi inédito na competição, a partida ficou parelha em relação a finalizações: ambas as seleções chutaram três vezes a gol, sendo de 14 finalizações ao total para a França, e 13 de Marrocos. A seleção do Norte da África falhou muitas vezes na defesa e no meio-campo, tanto por passes errados, quanto pela pressão que os Azuis aplicavam para recuperar a bola. Isto causou os dois gols da partida.
Kilyan Mbappé comemora a classificação para a final com a camisa de seu companheiro de Paris Saint-Germain, Hakimi. Reprodução: El Telégrafo
PRIMEIRO TEMPO
Nos primeiros minutos de partida, Marrocos mostrou seu trabalho com a posse de bola. Foram quatro minutos trabalhando passes e procurando brechas para encontrar os passes longos pelo alto e no chão.
Quando a França deu os primeiros passes, a brecha para o gol saiu: aos quatro minutos, Yamiq antecipou a marcação, errou a recuperação após o passe de Varane e escorregou. Griezmann aproveitou a falha para encontrar Mbappé. O camisa 10 errou o chute duas vezes. No rebote, Theo Hernández marcou o primeiro gol da partida de voleio. Este foi o segundo gol sofrido por Marrocos na competição.
A partir do gol, a postura marroquina mudou e como raramente fez na Copa do Mundo, se lançou para o ataque mesmo com as atenções voltadas para possíveis contra-ataques franceses. A resposta ao gol veio aos nove minutos, quando Azzedine Ounahi arriscou o chute de fora da área. O goleiro francês Lloris espalmou para a lateral.
Os Leões do Atlas avançaram novamente aos 15 minutos, quando Ounahi acionou Boufal pelo meio do campo. Ziyech recebeu o passe pela esquerda e, na hora do chute, escorregou.
Um minuto depois, Saiss errou a recuperação da bola após disputa com Giroud. O camisa 9 dos Azuis arrancou e soltou uma bomba na trave.
A Seleção Marroquina perdeu o capitão Saiss aos 20 minutos. O camisa 6 sentiu dores no segundo tempo contra Portugal e saiu de campo na maca. Apesar do sacrifício, não conseguiu ficar o tempo todo nesta partida.
A França voltou a atacar aos 35 minutos: Tchouaméni venceu dois marcadores na arrancada pelo meio-campo e passou para Mbappé. O camisa 10 conseguiu tirara a bola de Bono. A defesa, porém, afastou a bola. Giroud recebeu a sobra, mas chutou para fora.
Aos 39 minutos, Griezmann cobrou escanteio baixo e Varane, de primeira e desmarcado, chutou para fora, muito próximo ao gol marroquino.
No final da partida, Marrocos voltou a pressionar em buscado empate. Porém, não conseguiu o feito.
E eles quase empataram a partida aos 43 minutos: Ziyech cobrou escanteio e, após a defesa afastar a bola do gol, El Yamick finalizou de bicicicleta e Lloris espalmou a bola.
SEGUNDO TEMPO
Da mesma forma que terminaram o primeiro tempo criando jogadas e se lançando ao ataque, os Leões do Atlas voltaram para a segunda etapa atacando.
Aos sete minutos, Boufal cruzou pela direita e En-Nesyri furou o chute. Attiyat Allah pegou mal na bola. No minuto seguinte, foi a vez do camisa 25 cruzar pela esquerda, e Nesyri quase finalizou, não fosse o afastamento de Kounaté. Amrabat terminou com um chute de fora da área para fora.
Aos 25 minutos, Marcus Thuram – que entrou no lugar de Giroud minutos antes – cabeceou o cruzamento de Griezmann na grande área, mas a bola foi para tiro de meta.
O camisa 26 também deu o passe para Youssouf Fofana finalizar aos 28 minutos. No entanto, a bola também foi para fora.
A França ampliou o placar aos 33 minutos: Thuram e Mbappé trocaram passes perto da grande área, pelo lado esquerdo. O camisa 10 francês tentou a finalização e, após desvio da defesa, a bola sobrou em Kolo Muani, que fez seu primeiro jogo na Copa e converteu em seu primeiro toque na bola e no primeiro lance após entrar em campo.
Apesar do placar praticamente liquidado, a Seleção Marroquina não se deu por vencida e seguiu em busca de um gol. A França aproveitou para administrar o placar e se fechar na defesa, evitando os ataques dos Leões do Atlas.
Nos acréscimos, Ounahi driblou dois jogadores na meia-lua e arriscou o chute de fora da área. A bola cobriu o gol de Lloris e não trouxe perigo.
Outra jogada marroquina nos minutos finais quase levou ao gol: no terceiro de seis minutos, Zakaria Aboukhlal fez jogada individual pelo lado esquerdo do ataque e parou em Lloris. Na sobra, Ounahi tentou o chute de primeira e, após dois desvios, Koundé afastou em cima da linha.
Melhores Momentos de França 2 x 0 Marrocos. Reprodução/YouTube/CazéTV
PRÓXIMOS JOGOS
A Seleção Marroquina buscará o terceiro lugar da Copa do Mundo contra a Croácia no próximo sábado (17), às 12h (horário de Brasília), no Estádio Internacional Khalifa. Já a França disputará o tricampeonato com a também bicampeã Argentina no próximo dia 18 (domingo), também às 12h, no Estádio Lusail.
Foto Destaque: Jogadores da Seleção Francesa comemoram a classificação para a final da Copa do Mundo. Reprodução/Franck Fife/AFP/O Globo