Apesar de sofrer algumas alterações na escalação comparando com a estreia na Copa do Mundo Feminina, o Japão manteve o bom desempenho e conseguiu vencer a Costa Rica com certa facilidade na madrugada desta quarta-feira (26), jogando em Dunadin, na Nova Zelândia. A forte geração japonesa provou mais uma vez seu poder de ataque, se tornando a melhor equipe ofensivamente dentro do mundial até o momento com a goleada por 5×0 contra Zâmbia e o novo triunfo frente as costarriquenhas.
Jogadoras do Japão comemorando durante a partida (Foto: Reprodução/gettyimages)
Outro domínio japonês
Assim como visto no confronto anterior pela Copa do Mundo, as japonesas provaram o favoristismo novamente e ditaram o ritmo da partida com muita qualidade, sem deixar a Costa Rica sair do campo defensivo. A organização das asiáticas foi superior pelo primeiro tempo inteiro, não demorando muito para Solera trabalhar, uma das intervenções aconteceu na bola parada, em uma cabeçada firme na marca do pênalti. As defesas da goleira costarriquenha foram lances que aconteceram frequentemente no confronto, semelhante ao desempenho dela na estreia.
O resultado da intensidade surtiu efeito primeiramente aos 25 minutos, onde Naomoto recebeu passe de Tanaka para invadir a área, abrindo o placar. O segundo não demorou muito e na sequência, aos 27, Fujino começou a jogada individual recuperando a bola depois de um cruzamento, a japonesa deixou Elizondo no chão, concluindo ao gol mesmo sem ângulo e superou Solera entre a trave, deixando as asiáticas ainda mais em vantagem.
Jogadoras do Japão e Costa Rica durante a partida (Foto: Reprodução/gettyimages)
Clima morno e poucas chances
A etapa complementar em Dunadin ficou com o clima muito mais morno, devido a vantagem construída pelas japonesas dentro do primeiro tempo e só precisaram administrar o resultado, já que as adversárias não ameaçaram. Dosando a energia e seguindo soberano no confronto, o Japão rodou seu elenco no passar dos minutos, porém continuou desperdiçando algumas oportunidades claras. Uma das poucas finalizações importantes das asiáticas aconteceu somente aos 20, na cabeçada fraca de Ueki, defendida tranquilamente pela goleira. As costarriquenhas até conseguiram equilibrar a pressão sofrida durante o jogo todo, mas só conseguiram finalizar uma vez ao gol com Villalobos, mas não foi suficiente para entrar na meta de Yamashita.
Os melhores momentos da partida. (Vídeo: Reprodução/Youtube)
Com a segunda vitória na competição, as japonesas encaminharam sua classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo Feminina. Elas seguem na liderança com seis pontos somados, dependendo da Espanha que precisa não perder contra Zâmbia no outro confronto válido pelo Grupo C. Caso o resultado seja favorável, o Japão tem a oportunidade de disputar a primeira posição contra as europeias na última rodada, enquanto costarriquenhas e zambianas irão apenas cumprir tabela, estando eliminadas do torneio.
Foto Destaque: Jogadoras do Japão comemoram durante a partida. Reprodução/Gettyimages