Com mais uma vitória jogando no Estádio Olímpico Lluís Companys, na Catalunha, o Barcelona dormiu na liderança do torneio após golear o Real Betis na tarde desse sábado (16) pelo placar de 5 a 0. Além do resultado, o português João Félix entrou como titular pela primeira vez desde sua contratação, e surpreendeu levando o prêmio de melhor em campo depois do apito final. O conterrâneo do jovem atacante, o lateral João Cancelo, também recebeu uma oportunidade entre os onze iniciais e ainda anotou o último gol no confronto.
João Félix marcou seu primeiro gol pelo Barcelona. (Foto: Reprodução/GettyImages/Europa Press Sports)
João Félix decisivo
Além dos reforços portugueses escalados como titulares pela primeira vez, a equipe comandada pelo técnico Xavi conseguiu demonstrar mais volume de jogo, apesar de terem sofrido a primeira grande chance do confronto, desperdiçada em uma finalização cruzada do brasileiro Luis Henrique aos 14 minutos. Como resposta, não demorou muito para os donos da casa abrirem o placar na Catalunha. Aos 24, Oriol Romeu encontrou João Félix com um lançamento no meio dos defensores, o camisa 14 tentou finalizar e conseguiu driblar o goleiro, deixando o Barça em vantagem.
Passaram sete minutos e o português voltou a participar de mais um gol dos catalães, dessa vez fazendo um corta-luz para Lewandowski sair cara a cara com o goleiro do Real Betis. O atacante polonês não teve dificuldades em marcar o segundo antes do intervalo. Ainda na primeira etapa, William José quase conseguiu descontar, mas o brasileiro terminou em uma grande defesa de Ter Stegen à queima roupa.
Raphinha também marcou na goleada (Foto: Reprodução/GettyImages/Alex Caparros)
Fim de jejum e Raphinha vai as redes
Agora em vantagem, o controle da partida seguiu nas mãos do Barcelona, que teve certa facilidade para marcar pela terceira vez com 16 minutos. Ferrán Torres bateu falta pelo lado rasteiro da barreira e Fran Vieites, que substituiu o lesionado Rui Silva, não conseguiu chegar a tempo para defender. O tento do camisa 7 espanhol encerrou um jejum do clube catalão em jogadas de bola parada, que não aconteciam desde a saída de Messi, sendo necessárias 50 tentativas até o Ferran ir as redes.
Logo após o terceiro tento no jogo, Raphinha entrou no lugar de Torres e precisou de apenas dois minutos para deixar o seu. O brasileiro recebeu um passe simples de Lewandowski na entrada da grande área e finalizou firme de canhota, vencendo o goleiro adversário mais uma vez, aumentando a goleada para os catalães no Estádio Olímpico. Para fechar o resultado, João Cancelo, o outro reforço da equipe nessa janela de transferências, conseguiu cortar a marcação com habilidade e fez o quinto ao finalizar cruzado.
Os gols da partida. (Vídeo: Reprodução/Youtube)
Ao vencer novamente dentro do Estádio Olímpico Lluís Companys, na Catalunha, os Culés assumiram de forma provisória a liderança do Campeonato Espanhol, com 13 pontos até agora. Porém, o clube ainda pode ser ultrapassado no decorrer dessa rodada, já que o vice-líder Real Madrid joga nesse domingo (17), e está a um ponto atrás do maior rival.
Foto Destaque: Jogadores do Barcelona comemoram durante o jogo. Reprodução/Getty Images/Soccrates Images