O caminho dos clubes sul-americanos rumo à “Glória Eterna” está perto de ser conhecido. Tratada como a competição mais relevante do continente, a Copa Libertadores de 2023 conhecerá os seus grupos no dia 27 de março, às 21 horas (horário de Brasília), em cerimônia realizada na cidade de Luque, no Paraguai.
A Conmebol irá sortear os 32 participantes em oito grupos diferentes, a partir dos critérios adotados pela entidade. Além do atual campeão Flamengo, outros clubes brasileiros também vão entrar nesta fase do torneio, como o Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians e Athletico-PR, todos classificados pelo Campeonato Brasileiro de 2022.
O Atlético-MG foi o último brasileiro a se garantir na fase de grupos (Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)
Diferente dos qualificados diretamente para os grupos, Atlético-MG e Fortaleza precisaram encarar a fase preliminar da competição, a “Pré-Libertadores”. O Galo garantiu a sua continuidade no torneio após eliminar o Carabobo, da Venezuela, e o Millonarios, da Colômbia. Já o Leão do Pici, depois de bater o Deportivo Maldonado (URU), perdeu dois jogos para o Cerro Porteño (PAR) e deu adeus a copa.
Para a realização do sorteio, as equipes sul-americanas foram divididas em quatro potes, baseados no ranking da Conmebol, que avalia a recente força dos times em campeonatos nacionais e internacionais. Finalistas da Libertadores nos últimos anos, Flamengo, Palmeiras e Athletico-PR estão no Pote 1, e serão “cabeças de chave” nesta edição. Corinthians, Internacional e Fluminense estão no Pote 2, já o Atlético-MG, por ter se classificado através da fase preliminar, está no Pote 4.
Importante ressaltar que os grupos serão formados por um participante de cada pote, e que clubes do mesmo país não podem se enfrentar nesta fase da competição (com exceção de equipes que vieram da Pré-Libertadores, o que inclui o Atlético-MG).
Confira a divisão:
Pote 1:
– Flamengo (Brasil)
– River Plate (Argentina)
– Palmeiras (Brasil)
– Boca Juniors (Argentina)
– Nacional (Uruguai)
– Athletico-PR (Brasil)
– Independiente del Valle (Equador)
– Olímpia (Paraguai)
Pote 2:
– Libertad (Paraguai)
– Atlético Nacional (Colômbia)
– Internacional (Brasil)
– Barcelona de Guayaquil (Equador)
– Racing (Argentina)
– Corinthians (Brasil)
– Colo Colo (Chile)
– Fluminense (Brasil)
Pote 3:
– Bolívar (Bolívia)
– The Strongest (Bolívia)
– Melgar (Peru)
– Alianza Lima (Peru)
– Argentinos Juniors (Argentina)
– Metropolitanos (Venezuela)
– Aucas (Equador)
– Monagas (Venezuela)
Pote 4:
– Liverpool (Uruguai)
– Deportivo Pereira (Colômbia)
– Ñublense (Chile)
– Patronato (Argentina)
– Atlético-MG (Brasil)
– Sporting Cristal (Peru)
– Cerro Porteño (Paraguai)
– Independiente Medellín (Colômbia)
Foto destaque: Taça da Copa Libertadores de 2023 (Reprodução/Conmebol)