Na tarde desta terça-feira (28), o jogador do Grêmio Luis Suárez recebeu a medalha do Mérito Farroupilha, maior honra concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e recebeu o título de cidadão da capital do RS, Porto Alegre.
Homenagem e clima de despedida
Luis Suárez foi homenageado em cerimônia no Teatro Dante Barone do Palácio Farroupilha. Após receber a medalha, o jogador fez um discurso “Essa é a confirmação de uma grande decisão que eu e minha família tomamos de vir para uma cidade, um país querido, que sabíamos que estaríamos bem e creio que o que fizemos desde o primeiro momento foi desfrutar, desde o primeiro jogo. A dor que te dá em deixar uma cidade em que deixa amigos, nossos filhos deixam grandes amizades. Teve um momento único que vivi de fazer gol em clássico. Mas fico com o carinho que as torcidas de Grêmio e Inter me deram, porque há uma rivalidade, mas tirei muitas fotos com todos. Isso tem que unir o futebol, a paixão pelo futebol e dar uma mensagem para a sociedade contra a violência”. Atualmente, Suárez é artilheiro do clube nesta temporada, com 26 gols e 16 assistências. Além do desenvolvimento em campo, impulsionou as vendas de camisas do clube, resultando em um aumento significativo no quadro de sócios do Grêmio.
Luis Suárez em discurso na Assembleia Legislativa do RS (Foto: reprodução/Celso Bender/Agência ALRS)
Cidadão de Porto Alegre
A proposição da honraria à Suárez foi do deputado Airton Artus e do Secretário de Estado de Trabalho de Desenvolvimento Profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella.
O jogador também recebeu na Câmara de Vereadores, o título de cidadão da capital, Porto Alegre.
Aos 36 anos, atualmente joga no Grêmio, onde tem contrato até o fim da temporada. Suárez já passou por diversos clubes europeus, como Barcelona (Espanha), onde atuou em campo com Messi e Neymar, Liverpool (Inglaterra) e Atlético de Madri (Espanha). Também é um dos líderes da seleção uruguaiana: foi um grande destaque na Copa do Mundo de 2010, quando a equipe ficou em quarto lugar. O atacante protagonizou um lance que ficou marcado na história das Copas: no fim das quartas de final, defendeu com as mãos um gol quase certeiro da seleção de Gana.
Foto destaque: Suárez recebe homenagem na Assembleia Legislativa do RS. Reprodução/Celso Bender/Agência ALRS