O Real Madrid enfrentará o Rayo Vallecano hoje (24) em partida válida pela trigésima sexta rodada da LaLiga, mas uma de suas estrelas não entrará em campo. Apesar de ter seu cartão vermelho anulado pela Federação Espanhola, Vinicius Júnior não foi relacionado para o embate, pois o atacante sentiu um incomodo no joelho. A lista de relacionados para a partida foi divulgada ontem (23), e o nome de Vini não estava entre os relacionados para a partida.
No último fim de semana Vinícius Júnior foi alvo de racismo por parte da torcida do Valência, no estádio de Mestalla. Em meados do segundo tempo, os agressores começaram a gritar “macaco”, se referindo ao brasileiro. O Real Madrid perdeu a partida por 1×0, e Vini Jr. ainda foi expulso após ter recebido uma “mata leão” e revidado com um tapa em Hugo Duro. O jogador chegou a cogitar deixar o campeonato espanhol.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”> Nossos convocados para a partida <a href=”https://twitter.com/RayoVallecano?ref_src=twsrc%5Etfw”>@RayoVallecano</a>! <a href=”https://twitter.com/hashtag/RealMadridRayo?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#RealMadridRayo</a> <a href=”https://t.co/SHguHAUzNl”>pic.twitter.com/SHguHAUzNl</a></p>— Real Madrid C.F. (@realmadridpt) <a href=”https://twitter.com/realmadridpt/status/1660987659194441729?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 23, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
O atacante do Real Madrid usou o slogan da competição para reforçar que a LaLiga é conivente com os agressores dizendo “Não é futebol, É La Liga”. O presidente da entidade, Javier Tebas Medrano, revidou os comentários de Vinicius com as seguintes palavras:
“Já que aqueles que deveriam não explicam o que é e o que pode fazer a LaLiga nos casos de racismo, tentamos explicar a você, mas você não compareceu a nenhuma das duas datas acordadas que você mesmo solicitou. Antes de criticar e difamar a LaLiga, é necessário que você se informe adequadamente Vinijr. Não se deixe manipular e certifique-se de entender claramente as competências de cada um e o trabalho que estamos fazendo juntos”.
Vinicius Jr. rebateu Tebas com as seguintes palavras:
“Mais uma vez, em vez de criticar racistas, o presidente da LaLiga aparece nas redes sociais para me atacar.”
Segundo o próprio Javier Tebas em seu Twitter, na liga, houve nove casos de insultos raciais nesta temporada, sendo oito deles contra Vinicius. O mandatário ainda chegou a dizer: “sendo o racismo um caso extremamente pontual (9 denúncias) que vamos eliminar.”. De acordo com os dados do próprio acontece em média 1 ato de racismo a cada 4 rodadas da LaLiga, já que o campeonato ainda está na sua trigésima sexta rodada.
O Real Madrid acionou a Procuradoria Geral do Estado, denunciando os acontecimentos em Mestalla. O presidente Florentino Pérez também conversou com o jogador demonstrando apoio ao brasileiro.
Foto Destaque: Vinícius Júnior beija escudo do Real Madrid. Reprodução/Twitter