Fluminense não rende em campo e perde para o Ceará no Castelão
Equipe tricolor sofre com atuação apática fora de casa e não consegue se impor diante do mesmo adversário que derrotou no último meio de semana
O Fluminense entrou em campo no horário nobre do futebol, na tarde deste domingo (02), pelo Campeonato Brasileiro. Este confronto contra o Ceará foi uma ‘revanche’ entre ambos os clubes, que também se enfrentaram no meio da última semana, por ser jogo adiado do torneio, válido pela 12ª rodada.
A vitória vista como meta para o vozão, em virtude de um ‘ranso’ da torcida cearense pelo tricolor, por conta do jogo de quarta-feira (29), em que um erro de arbitragem acabou culminando no único gol da partida — e consequentemente, na derrota do clube nordestino.
Tricolor descolorido
O Ceará começou melhor e dominou completamente nos primeiros 20 minutos, com destaque para Galeano e Pedro Henrique. A melhor chance veio com Pedro Raul, que falhou no cabeceio aos 9 minutos, acabando em defesa tranquila de Fábio. Enquanto isso, o clube das Laranjeiras não conseguia levar perigo para a área adversária.
O momento de maior expectativa dos visitantes da tarde veio aos 25 minutos, quando o VAR foi acionado por possível pênalti em John Kennedy. Entretanto, para infelicidade da torcida tricolor, a infração não foi confirmada, por conta de uma falta de Kevin Serna em Fabiano, na origem da jogada.
Melhores momentos da partida (Video: reprodução/YouTube/ge tv)
Até que na reta final do primeiro tempo, o vozão enfim abriu o placar aos 37 minutos: Sobral cruza rasteiro, a bola desvia em Freytes e sobra para Galeano empurrar para o fundo da rede, colocando os donos da casa em vantagem ainda antes do intervalo.
O tricolor sofreu demasiadamente no setor defensivo, principalmente por conta da ausência de Thiago Silva — que não viajou com a delegação, devido a um controle de carga.
Bola para frente e segue o jogo
Já no segundo tempo, os cariocas voltaram com postura mais ofensiva, adiantando a marcação e tentando atacar pelas pontas. Com isso, boas oportunidades apareceram, como aos 7 minutos: Quando Fuentes avança livre pela ponta e passa para Lima, que dribla dois e é desarmado. A sobra fica com Nonato, que arrisca chute forte, mas a bola explode na defesa.
Porém, aos 14 minutos, Ignácio foi expulso após derrubar Pedro Raul, que partia livre em direção ao gol. A baixa comprometeu de vez os planos do tricolor para buscar uma reação, e o panorama da partida aos poucos retornava a mesma da primeira etapa.
Estando com um a mais em campo, o Ceará retomou o controle do jogo de vez e ampliou aos xx minutos, com um golaço de Pedro Raul: O jogador recebeu a bola pouco depois do meio de campo, saiu arrancando, driblou Martinelli na entrada da área e finalizou com categoria no ângulo, contando com leve desvio em Freytes. O segundo gol acabou com todas as esperanças do Flu para este confronto.
Ver essa foto no Instagram
Gol de Pedro Raul na partida (Video: reprodução/Instagram/@cearasc)
O Ceará ainda chegou a marcar novamente, mais uma vez com Pedro Raul, mas o lance foi anulado por toque de mão de Mugni na origem da jogada. Ainda sim, o time de guerreiros já não tinha mais forças para se reerguer, e ainda teve de ouvir gritos de “olé” vindos da torcida alvinegra no Castelão.
No geral, a equipe nordestina soube aproveitar a vantagem do mando de campo e venceu com autoridade, explorando bem as falhas defensivas do adversário e soubendo pressionar o adversário, sobretudo após a expulsão de Ignácio.
Agora, o Fluminense volta a campo na próxima quinta-feira (06), contra o Mirassol, a fim de se recompor no campeonato — após os pontos perdidos nesta tarde. Mesmo com a dificuldade, levando em conta o adversário da noite, o tricolor agora terá a vantagem diante de sua torcida ‘louca da cabeça’, no Maracanã.
