Ela dominou as paradas e os streamings de 2024. Charli XCX lançou seu álbum BRAT em junho deste ano, na efervescência do verão no hemisfério norte, e junto com ele uma avalanche verde neon dominou as redes sociais. Mas, recentemente, a diva pop decidiu mudar sua estética, e apostou em um vestido de tule marrom para participar do brunch da Variety, onde recebeu o prêmio de hitmaker do ano, no último sábado (07).
Charli XCX com vestido marrom “Mocha Mousse” (Foto: reprodução/Axelle/Bauer-Griffin/Getty Images Embed)
Com ousadia e transparência, o modelo escolhido é da maison francesa Yves Saint Laurent, de frente única, produzido inteiramente em um tom marrom, que remete à recente cor eleita pela Pantone, como cor do ano, a “Mocha Mousse”.
Febre verde neon BRAT
Se você estava vivo e em contato mínimo com as redes sociais durante esse ano de 2024, com certeza, em algum momento, mesmo que inconscientemente, entrou em contato com a febre viral de BRAT – nome do álbum lançado pela cantora Charli XCX.
A produção superou o cenário musical e se transformou em um fenômeno cultural entre os jovens, todos conquistados pela rebeldia, vulnerabilidade e imperfeição despretensiosa da cantora britânica, que de brinde, além da estética cativante, retratou em suas músicas as angústias de uma geração dividida entre a ansiedade e a euforia. Por consequência, o verde neon gritante que estampava a capa do álbum dominou a indústria da moda e os guarda-roupas de muitos durante o segundo semestre.
Mas como tudo que é bom dura pouco, até a própria Charli parece ter enjoado da radiante estética verde e optou pelo clássico e versátil marrom, outro queridinho das fashionistas de 2024.
Cor de 2025
Contrariando o reinado absoluto do “pretinho básico”, como sinônimo de versatilidade e elegância, o marrom dominou as passarelas e as tendências do final de 2024. Para consolidar ainda mais esse hit, a Pantone anunciou a tonalidade “Mocha Mousse” como tom do próximo ano. O marrom suave evoca, segundo o próprio anúncio, uma sensação de conforto sensorial que apenas sabores de café, cacau e chocolate proporcionam.
Embora o anúncio tenha trazido a novidade do nome de batismo, a cor já ficou extremamente familiar aos olhos treinados pelo cenário fashion internacional. Durante este ano, as principais marcas trouxeram às passarelas ao redor do mundo um grande ênfase no tom. De Chloé a Stella McCartney, passando por Isabel Marant, Gucci e Prada, os tons terrosos tomaram conta das diversas coleções desfiladas.
Saindo do escopo high couture, o marrom também se sobressaiu no streetwear, já que a cor apresenta uma versatilidade comum apenas ao seu primo distante, o preto. Com a capacidade do tom de estar presente em diferentes texturas, múltiplos tecidos e construindo diversas peças, fica fácil entrar na tendência, e assim como Charli XCX abandonar o verde BRAT.