No último domingo (26), Baco Exu do Blues deu início à sua apresentação no palco Adidas do Lollapalooza 2023. Desde antes do início do show, a plateia já aguardava ansiosamente por uma performance que exalasse poder, energia e celebração da cultura negra, especialmente com o auxílio do coral formado por vozes femininas marcantes, que tornou as canções ainda mais envolventes e únicas.
O show começou por volta das 18h35 e logo na abertura, o artista trouxe imagens de diversas personalidades negras como Elza Soares, Marielle Franco, Conceição Evaristo, Nelson Mandela, Tupac e Djamila Ribeiro, enquanto a narração garantia: “Não somos obrigados a ser quem vocês esperam, podemos muito mais”. A plateia, empolgada, gritava “Baco! Baco! Baco! Baco!”, comprovando a potência do rap nacional que, mais cedo, também brilhou com Rashid e L7nnon.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>O público cantando “Me Desculpa Jay Z” com eles. Que momento! <a href=”https://twitter.com/hashtag/BacoExuDoBluesNoCanalBIS?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#BacoExuDoBluesNoCanalBIS</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/LollaBRNoCanalBis?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#LollaBRNoCanalBis</a> <a href=”https://twitter.com/hashtag/LollaNoGloboplay?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#LollaNoGloboplay</a> <a href=”https://t.co/NVwf1YU0rj”>pic.twitter.com/NVwf1YU0rj</a></p>— Canal Bis (@CanalBis) <a href=”https://twitter.com/CanalBis/status/1640110089745973248?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 26, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
O hit “Me Desculpa Jay Z” do artista com participação de Mirella Costa. Reprodução/Twitter/@CanalBis
Além dos grandes sucessos do artista, como “Hotel Caro”, “Me Desculpa Jay Z”, “20 Ligações” e “Te Amo Disgraça”, Baco também deu espaço para que as backing vocals Aísha, Alma Thomas e Mirella Costa brilhassem no palco. Em uma homenagem a Gal Costa, Mirella emocionou o público ao cantar à capela “Força Estranha”, imortalizada na voz da cantora baiana, que morreu em novembro do ano passado.
Enquanto se apresentava, Baco Exu do Blues abriu o jogo sobre sua lesão na panturrilha, que o impediu de correr pela passarela do Lolla, mas não o impediu de se apresentar com sua melhor performance. “Estou machucado hoje, mas vou dar o meu melhor para vocês”, prometeu o artista. Durante o show, ele também aproveitou a oportunidade para criticar o cancelamento de Drake, que seria o headliner do último dia do festival, e afirmou que os artistas brasileiros são tão bons quanto qualquer outro artista no mundo.
O rapper baiano entrou para o line-up do Lolla após a cantora Willow anunciar que não faria apresentação no Brasil devido a “circunstâncias imprevistas”. L7nnon, que já tinha sido confirmado no festival, entrou no lugar da filha de Will Smith e o baiano no horário que seria do rapper no palco Adidas. Em seu lugar, Baco Exu do Blues foi escalado e mostrou que o artista brasileiro merece mais espaço em horário nobre.
Foto Destaque: Baco no Lollapalooza 2023. Reprodução/Instagram