103 brasileiros deportados dos EUA chegam ao Brasil
No sábado (24) desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza um grupo de 103 brasileiros deportados dos Estados Unidos, conforme informou o Governo Federal. Três dos repatriados tinham pendências com a Justiça do Brasil e foram colocados sob custódia da Polícia Federal. Do total, 76 seguiram viagem até o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, […]
No sábado (24) desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza um grupo de 103 brasileiros deportados dos Estados Unidos, conforme informou o Governo Federal. Três dos repatriados tinham pendências com a Justiça do Brasil e foram colocados sob custódia da Polícia Federal. Do total, 76 seguiram viagem até o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, a bordo de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). O grupo era composto por 90 homens e 13 mulheres.
A recepção foi organizada por meio de uma ação conjunta liderada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com apoio de outros órgãos federais, como os ministérios da Saúde, do Desenvolvimento e Assistência Social, das Relações Exteriores, da Justiça e Segurança Pública, além da Defesa.
Acolhimento dos deportados
De acordo com o Governo Federal, a iniciativa tem como objetivo assegurar um acolhimento humanitário aos brasileiros repatriados, oferecendo suporte logístico para que possam retornar às suas cidades de origem, entrar em contato com familiares e, se necessário, contar com abrigo temporário.
Visto que, no primeiro voo com repatriados deste ano, ocorrido em 24 de janeiro, autoridades brasileiras expressaram preocupação ao se depararem com o uso de algemas e com relatos de maus-tratos e condições degradantes enfrentadas pelos deportados. Em resposta, foi formada uma força-tarefa com o objetivo de oferecer um acolhimento mais digno e humanizado aos brasileiros que retornam ao país nessa situação.
Durante a chegada, foram distribuídos kits de higiene, alimentos e prestado atendimento psicossocial. Além disso, os repatriados receberam orientações sobre como acessar serviços públicos essenciais, como o Sistema Único de Assistência Social (Suas), o Sistema Único de Saúde (SUS), a Defensoria Pública da União e serviços consulares.
Grupos em situação de maior vulnerabilidade, como idosos, pessoas com deficiência e integrantes da comunidade LGBTQIA+ são acompanhados com atenção especializada.
Deportação continua nos EUA
A maioria dos brasileiros repatriados veio dos Estados Unidos, país que passou a adotar políticas migratórias mais rigorosas desde janeiro, quando Donald Trump assumiu a presidência. Entre os meses de fevereiro e maio, o Brasil recebeu um total de 783 cidadãos deportados, a maior parte proveniente dos Estados Unidos.
Dados do Departamento de Segurança Interna dos EUA indicam que, desde o início do governo Trump, mais de 142 mil imigrantes em situação irregular foram deportados ao todo.
