Adiado: Governo brasileiro posterga data do CNU devido às chuvas no Rio Grande do Sul

Raabe Miranda Por Raabe Miranda
3 min de leitura
Foto destaque: Governo altera data de CNU em razão dos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul (Reprodução/X/@gestaogovbr)

Governo federal opta por adiar o dia de aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), popularmente chamado de Enem dos Concursos, que seriam realizadas no domingo (5) deste mês, em todo o Brasil. Contudo, uma nova data ainda não foi remarcada. A medida de postergar o exame foi tomada devido aos temporais que têm assolado as cidades do estado do Rio Grande do Sul, com fortes chuvas, enchentes e alagamentos, que resultaram em grandes prejuízos e ao menos 37 mortes, de acordo com as últimas informações divulgadas pela Defesa Civil.

Em razão da calamidade pública no Rio Grande do Sul, o Concurso Público Nacional Unificado é adiado (Foto: reprodução/Instagram/@gestaogovbr)


Mudança de decisão

Em nota, nesta quinta-feira (2), o Ministério da Gestão divulgou que a prova seria realizada em todo o país, e no Rio Grande do Sul também, no dia 5. Porém, após o desenvolvimento de debates internos acerca do assunto, e em disposição de encontrar a melhor solução, que não prejudicasse os candidatos que realizariam os exames em cidades do estado atingido, o governo modificou a decisão. Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação, afirmou que cerca 86 mil inscritos para as provas do CNU são de 10 cidades do Rio Grande do Sul, enquanto no restante do Brasil são cerca de 2,5 milhões de inscritos.

O ministro concedeu uma entrevista à emissora oficial do governo

“O compromisso do governo [é] que ninguém seja prejudicado. Ninguém pode deixar de participar do concurso porque está numa cidade em situação de emergência ou está numa cidade em que o bloqueio impede acesso à cidade onde vai ter a prova”

Paulo Pimenta

Paulo Pimenta comenta possibilidade de adiar o exame após chuvas no Rio Grande do Sul (Foto: reprodução/Instagram/@gestaogovbr)


Concurso Nacional Unificado

O CNU unifica em um único exame, os concursos autorizados para a seleção de servidores públicos em diferentes órgãos do governo federal, sendo esta, a primeira vez que isso ocorre. O concurso irá dispor de 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. Os indivíduos que farão a prova podem disputar a várias das oportunidades, com o pagamento de apenas uma taxa de inscrição. A distribuição dos candidatos se deu em 3.665 locais de prova em 228 cidades, sendo considerado o CEP informado no momento da inscrição. O exame será aplicado em 75.730 salas. Conforme a informação do governo federal, 94,6% dos candidatos realizarão as provas em um endereço de até 100 km de distância de onde residem.

Seguir
Comunicação Social -Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa.
Deixe um comentário

Deixe um comentário