Ataques russos e pedidos ucranianos
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, declarou no início de 2024 que seu país precisava no mínimo de sete sistemas Patriot para se proteger dos ataques russos.
O embaixador alemão Martin Jaeger se pronunciou no X a respeito de como o sistema Patriot irá ajudar a aumentar o grau de proteção da população e da infraestrutura ucraniana. Além disso, ele completa que a tripulação ucraniana concluiu o treinamento na Alemanha.
O que é um ‘sistema Patriot’?
São conhecidos como sistema de defesa antimíssil Patriot e tem sido um grande aliado da Ucrânia quando se diz repeito a sua estratégia defensiva. Esse equipamento já foi usado em outros países como Arábia Saudita, Iraque e Israel.
Foi criado no começo dos anos 60, tendo sido fabricado por uma empresa americana conhecida na indústria bélica, chamada Raytheon. O radar de um sistema Patriot pode rastrear 50 mísseis e atacar cinco deles em uma única vez e, alcança os alvos mesmo a 160km de distância.
O sistema Patriot requer uma grande quantidade de pessoal para operá-lo, segundo o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais cada unidade precisa de cerca de 90 soldados para a sua operação.
Como ele ajuda a Ucrânia?
O sistema de defesa é usado como reforço na defensiva dos ucranianos contra os ataques russos.
Esse recurso só chegou à Ucrânia após uma série de apelos a países ocidentais com sistemas de defesa aérea mais sofisticados, a fim de proteger sua estrutura energética civil contra a Rússia.
Até a chegada dos sistemas Patriot, os soldados ucranianos estavam usando sistemas de defesa aérea de curta distância e mísseis americanos antigos.