Após operação da PF contra o pai, Eduardo Bolsonaro critica Moraes e defende tarifaço dos EUA

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro se pronunciou ao meio dia de hoje (18), diretamente dos Estados Unidos, através das redes sociais, sobre a imposição de medidas restritivas a seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. “Há tempos denunciamos as ações do ditador Alexandre de Moraes — […]

18 jul, 2025
Foto destaque: Eduardo se pronunicou no X nessa sexta-feira (Reprodução/Al Drago/Getty Images Embed)
Foto destaque: Eduardo se pronunicou no X nessa sexta-feira (Reprodução/Al Drago/Getty Images Embed)
Vê-se o busto de Eduardo Bolsonaro, um homem latino de cabelo e barba pretos. Eduardo veste terno e gravata pretos e camisa social branca. Ao fundo, as cores da bandeira dos Estados Unidos (azul, vermelha e branco). Foto tirada na Conservative Political Action Conference (CPAC), em Maryland, Estados Unidos, em 2023

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro se pronunciou ao meio dia de hoje (18), diretamente dos Estados Unidos, através das redes sociais, sobre a imposição de medidas restritivas a seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

Há tempos denunciamos as ações do ditador Alexandre de Moraes — hoje, escancaradamente convertido em um gangster de toga, que usa o Supremo como arma pessoal para perseguições políticas”, publicou Eduardo Bolsonaro no X.

Jair Bolsonaro foi alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta sexta-feira em Brasília. Ele está proibido de usar redes sociais, de manter contato com diplomatas estrangeiros e de se aproximar de embaixadas, além de precisar usar tornozeleira eletrônica. Ele também deve permanecer em casa no período noturno, das 19h às 7h.

Legislador atribui ação do STF às tarifas de Trump

Na rede social X, Eduardo Bolsonaro disse que a ação da Polícia Federal se deu como uma forma de provocar o presidente americano, Donald Trump, após a imposição de tarifas de 50% a exportações brasileiras aos EUA. 


Eduardo Bolsonaro se manifesta no X diante da operação da PF contra o pai (Foto: reprodução/X/@BolsonaroSP)


Na ocasião, Trump afirmou que o tarifaço, como ficou conhecido, se devia a uma suposta perseguição ao ex-presidente brasileiro, embora especialistas apontem que a política externa de Lula baseada no fortalecimento dos BRICS e aproximação com a China possa ter influenciado a decisão.

A declaração do deputado federal brasileiro se dá em um contexto de crescentes tensões entre a diplomacia americana e brasileira.

Aumenta o cerco contra Jair Bolsonaro

O risco de deixar o país e o suposto atentado à soberania nacional, através de interferência judicial e apoio à sobretaxação americana, fizeram com que o STF autorizasse a operação da Polícia Federal desta sexta-feira. 

Jair Bolsonaro é investigado por tentativa de golpe de Estado. Na segunda-feira (14), a Procuradoria Geral da República apresentou as alegações finais no caso e pediu a condenação do ex-presidente por cinco crimes. O próximo passo é o julgamento pelo Superior Tribunal Federal.

Mais notícias