Astronautas “presos no espaço” retornarão à terra em 2025

Sabrina Oliveira Por Sabrina Oliveira
3 min de leitura
Foto destaque: Barry “Butch” Wilmore e Suni Williams, astronautas que estão "presos no espaço" (reprodução/Nasa/nasa.gov)

Nesta quarta-feira (07), alguns funcionários da agência espacial da Nasa afirmaram que os astronautas Barry “Butch” Wilmore e Suni Williams só conseguirão retornar ao planeta em fevereiro de 2025. Os dois, originalmente, deveriam voltar à Terra em 12 de junho, mas a nave em que estavam sofreu um problema no sistema de propulsores e um vazamento de hélio, impedindo que o retorno acontecesse. 

Missão espacial

Wilmore e Williams embarcaram em uma cápsula “Starline” no dia 5 de junho com destino à Estação Espacial Internacional (ISS) numa missão que duraria oito dias. Mas, devido aos incidentes, a dupla teve o retorno adiado três vezes, fazendo com que a Nasa e a fabricante da “Starline”, a empresa Boeing, começassem a traçar um plano de resgate.


Embed from Getty Images

Sede da Nasa em New Orleans (Foto: reprodução/MARK FELIX/AFP /AFP via Getty Images Embed)


A missão se tratava do primeiro voo tripulado da “Starline”, e os problemas acenderam o alerta na Nasa sobre a segurança da cápsula. A Boeing chegou a declarar que estava fazendo testes para entender a causa dos incidentes e uma possível solução, porém, estes testes têm causado preocupações na agência espacial. 

Segundo os funcionários, a Nasa ainda estaria insegura sobre os riscos de uma viagem de volta na cápsula “Starline” e tem procurado outras maneiras de resgatar os astronautas do espaço. Mas, apesar do dilema, a dupla de pilotos se mostrou confiante com os testes e o retorno ao planeta. 

Wilmore declarou que todas as verificações são necessárias para encontrar a solução do problema para retornar ao planeta, já Williams afirmou que acredita que a cápsula da “Starline” conseguirá levá-los de volta à Terra. 

 Plano com a concorrente

A Nasa estaria dando mais tempo para a Boeing encontrar novos dados e realizar mais testes, porém, a agência começou a pensar em um segundo plano envolvendo a empresa SpaceX. A companhia de Elon Musk planeja fazer uma missão espacial em breve e a agência americana tem pensado em utilizar a nave para resgatar Wilmore e Williams. 


Embed from Getty Images

Nave da SpaceX (Foto: reprodução/Tayfun Coskun/Anadolu via Getty Images Embed)


Mas, a nave da SpaceX só retornaria para a Terra em fevereiro de 2025 e precisaria dispensar dois astronautas para conseguirem encaixar os dois pilotos presos. A Nasa decidiu esperar mais tempo para tomar a decisão, mas caso opte pela SpaceX, a Boeing sofreria um grande golpe, já que vem competindo há vários anos contra a empresa de Musk. 

A resposta da agência espacial deve ser anunciada na próxima semana, segundo os funcionários. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário