Dois aviões da empresa de aviação Latam colidiram na manhã desta terça-feira (03), por volta de 8h24, na zona de embarque e desembarque do aeroporto de Congonhas (SP). Um dos veículos, que tinha como destino Campo Grande (MS), acabou encostando na cauda de outra aeronave que iria para Brasília (DF).
Segundo a concessionária que administra o aeroporto de Congonhas, Aena Brasil, os dois voos sofreram atrasos, mas após o incidente a programação de voos seguiu normalmente.
Não houve registro de feridos e todos os passageiros foram realocados para outros voos da companhia, conforme informado pela Latam.
O acidente será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a fim de prestar esclarecimentos às autoridades.
Passageiros
Entre os passageiros em uma das aeronaves que colidiram, estava o deputado federal Paulinho da Força (SD). O deputado, que estava a caminho de Brasília, registrou, através do Instagram, o momento em que o piloto avisa sobre a colisão.
“A princípio houve uma colisão com uma outra aeronave que estava iniciando o pushback para a partida“. Em seguida o comandante informou que para a segurança de todos, seria necessário abandonar o veículo.
O ministro da Controladoria Geral da União (GCU), Vinicius Carvalho, também estava presente no voo com destino a Brasília. Ambos iriam para um evento sobre crime organizado.
Nota da Latam
Após o ocorrido, a Latam lançou uma nota oficial onde afirma que irá colaborar com as investigações do acidente. “A LATAM colabora com as investigações do CENIPA (Centro de Investigações de Acidentes Aeronáuticos) para o esclarecimento do evento“, informou.
A empresa também divulgou que as aeronaves foram direcionadas para inspeções e manutenção, e que o desembarque ocorreu de maneira normal.
Ao final da nota, a Latam ressaltou que adota medidas técnicas para assegurar uma viagem segura a todos.