Boletim aponta melhoria parcial no quadro de saúde de Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou sinais de melhora em seu quadro de saúde, após ser internado em um hospital em Brasília. De acordo com boletim médico divulgado hoje (17) por sua família, ele apresentou uma “melhora parcial” após hidratação e continuará sendo avaliado durante o dia pela equipe médica, visando a possibilidade de alta. Bolsonaro […]
O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou sinais de melhora em seu quadro de saúde, após ser internado em um hospital em Brasília. De acordo com boletim médico divulgado hoje (17) por sua família, ele apresentou uma “melhora parcial” após hidratação e continuará sendo avaliado durante o dia pela equipe médica, visando a possibilidade de alta.
Bolsonaro deu entrada no hospital no meio da tarde de ontem (16), com sintomas como soluço e vômitos, além de estar passando por uma crise de pressão baixa. Exames laboratoriais e de imagem foram realizados para avaliar as possíveis causas. Segundo sua defesa, o ex-presidente apresentou um quadro de mal-estar, pré-síncope e vômitos com queda da pressão arterial, o que levou a sua internação ao chegar no Hospital DF Star. Um de seus filhos, o senador Flávio Bolsonaro, deu entrevistas na porta do hospital, afirmando que o pai teve falta de ar, devido a um problema no diafragma, o que posteriormente levou ao vômito.
De acordo com o texto publicado pela sua esposa, Michelle Bolsonaro, e seu filho Flávio, apesar da melhoria em seu quadro, os exames apresentam permanência da anemia e alteração da função renal.
“Os exames evidenciaram persistência da anemia e alteração da função renal, com elevação da creatina.”
Após a hidratação e tratamento medicamentoso, Bolsonaro teve uma “melhora parcial”, entretanto ele segue internado, sendo acompanhado pela equipe médica, que deve avaliar a necessidade de permanência no hospital.
Histórico médico
Os problemas de saúde de Jair Bolsonaro se intensificaram após a facada que ocorreu durante a campanha eleitoral de 2018. No domingo (14), o ex-presidente foi ao hospital para tratar de lesões de pele, após autorização do ministro Alexandre de Moraes. De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, Bolsonaro realizou uma “retirada de lesões cutâneas”.
O procedimento médico ocorreu sem complicações, através de anestesia local e sedação. Através dessa entrada ao hospital para o procedimento, foi descoberto um quadro de anemia e uma tomografia de tórax também revelou “imagem residual de pneumonia recente por broncoaspiração”. O hospital afirmou que Bolsonaro recebeu reposição de ferro, devido a anemia.
Momento em que Flávio Bolsonaro conversou com imprensa na porta do hospital (Vídeo: reprodução/X/@GloboNews)
Prisão domiciliar e julgamento no STF
A internação ocorreu em meio à prisão domiciliar de Bolsonaro, decretada pelo ministro Alexandre de Moraes. O ex-presidente cumpre a medida desde agosto, após descumprimento de cautelares e inclui o monitoramento por tornozeleira eletrônica. Na semana passada, Bolsonaro e outros sete réus foram julgados pela trama golpista, e a Primeira Turma do STF condenou o ex-presidente a 27 anos e 3 meses, sendo considerado culpado.
