Nesta segunda-feira (10), os termômetros na cidade de São Paulo indicaram uma temperatura máxima de 29 graus, sendo um recorde para o mês de junho na capital paulista. O Instituto Nacional de Meteorologia aponta que a maior temperatura registrada no mês de junho, em São Paulo, havia sido 28,8°C, no dia 8 de junho de 1992, 32 anos atrás.
A previsão da semana
Nesta semana, as máximas estão previstas entre 27° e 29°C, marcando uma temperatura bastante elevada, quando comparada com anos anteriores, estando 6°C mais quente que a média deste período, quando o normal seria uma média de quase 23 graus.
Sobre os próximos dias, a mínima apontada pela previsão é de 14°C, mostrando uma amplitude térmica alta nestes próximos dias. Hoje (10), e sábado (15), são os dias com a menor diferença entre a temperatura máxima e mínima (12°C), enquanto quinta-feira (13), é o dia com maior diferença, sendo 14 graus.
O calor diferente do comum e a falta das chuvas, podem ser justificados por um bloqueio atmosférico, que acaba levando as chuvas para os extremos, como consequência de afastá-las do centro do país, levando as chuvas para outros estados como Acre, Bahia e Rio Grande do Sul.
Post do Instagram explicando o bloqueio atmosférico (Vídeo: reprodução/instagram/@climatempo)
Temperatura em 2024
Em relação ao ano de 2024 como um todo, até o momento o mês de fevereiro registrou a maior temperatura média, com 30,1º C, seguido por março, abril, janeiro e maio, em ordem decrescente.
O mês de maio chamou a atenção por ter tido a maior discrepância em relação a média comum do período, além de que neste ano todos os meses mediram temperaturas acima da média de outros anos.
Agora em junho, está sendo projetado que aconteça a semana mais quente do mês desde 1992, fazendo com que este ano continue com as temperaturas acimas da média.