Segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes 2022 (Pisa, na sigla em inglês), 73% dos alunos brasileiros de 15 anos (recém formados no ensino fundamental II) ficaram abaixo do nível 2 em conhecimentos matemáticos. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (05).
Dificuldade matemática
81 países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e parceiros, fazem parte da avaliação do Pisa. Em média, o índice de estudantes abaixo do nível dois é bem menor: 31%.
A avaliação mostra que os alunos não conseguem fazer algumas operações matemáticas simples, como conversão de moedas e comparação de distâncias percorridas.
No entanto, o resultado não variou muito desde a última edição do Pisa, em 2018. Os pontos em matemática caíram apenas 5 pontos, indo de 384 para 379. Em leitura e ciências, a queda foi bem menor, com 2,5 e 0,6 pontos, respectivamente.
Ranking brasileiro no Pisa 2022. (Foto: Reprodução/g1)
Para Priscila Cruz, presidente-executiva da ONG Todos Pela Educação, um dos motivos da queda na pontuação é a falta de docentes preparados e a evasão para carreiras mais lucrativas. No Brasil, a profissão de professor já não é mais tão atrativa pela baixa remuneração e condições de trabalho. A procura por cursos de licenciatura em matemática é baixa, “e não para por aí: a evasão nessas graduações também é alta. O aluno que é bom em cálculo acaba migrando para carreiras com melhores perspectivas de mercado de trabalho, como economia, engenharia e ciências da computação”, afirmou Cruz.
Nas outras áreas avaliadas, 50% dos alunos brasileiros não conseguem identificar a ideia principal de um texto de tamanho médio ou localizar informações que estão explícitas, e 24% não consegue explicar um fenômeno científico simples.
Queda no índice mundial
Os dados do Pisa 2022 mostram que, no geral, o desempenho mundial dos alunos teve uma “queda sem precedentes”. Dos 81 países, apenas 31 conseguiram manter a mesma nota de 2018 em matemática, como Austrália, Japão, Coreia do Sul e Suíça. 25% dos 700 mil estudantes participantes tiveram baixo desempenho nas áreas de avaliação.
Mesmo com as notas baixas, o Brasil conseguiu subir de posição do ranking: 6 posições em matemática (de 71º para 65º); 5 posições em leitura (de 57º para 52º) e 2 posições em ciências (de 64º para 62º).
O que é o Pisa
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes é uma avaliação aplicada de 3 em 3 anos que avalia os conhecimentos de estudantes em três áreas de conhecimento: matemática, ciência e leitura.
A prova mais recente deveria ter sido aplicada em 2021, mas foi adiada em decorrência da pandemia de Covid-19, sendo então, o primeiro estudo em larga escala aplicado após o fechamento das escolas.
Foto destaque: Alunos brasileiros apresentam dificuldade matemática, segundo Pisa 2022. (Reprodução/Fundación Cadah)